A indústria da aviação nos últimos anos é responsável por inúmeras inovações tecnológicas.
Fazem parte do salto tecnológico do setor aéreo os recentes recursos de segurança nos voos. Além disso, sistemas avançados de entretenimento em aviões e uso de robôs já prometem mudar o transporte aéreo em um futuro próximo.
Vamos conhecer um pouco do futuro tecnológico da aviação e as recentes inovações tecnológicas? Confira abaixo.
O futuro tecnológico da aviação
Inteligência Artificial
Os robôs já fazem parte da indústria da aviação e em breve será cada vez mais comum vê-los desempenhando diversas funções em aeroportos do mundo todo. Inclusive, no Aeroporto de Haneda, no Japão, essa tecnologia já está em fase de teste.
Além disso, o uso de inteligência artificial pode ganhar espaço em atividades como auxiliar passageiros, transporte de bagagens e identificação de riscos de segurança.
Com a expansão tecnológica do cenário atual é de se esperar grandes feitos para o setor aéreo nos próximos anos.
Desse modo, o maior foco é em trazer cada vez mais segurança para as aeronaves, eficiência para os aeroportos e crescimento para companhias aéreas e profissionais da área.
Conectividade para os passageiros
Grande parte das aeronaves comerciais contam com sistemas de entretenimento, sendo indispensáveis para voos de longas distâncias. No entanto, algumas companhias aéreas já saíram na frente em quesito tecnologia a bordo, trocando televisores por tablets.
Além disso, os dias sem conexão em voo estão contados. Empresas aéreas estão investindo em formas de disponibilizar rede wi-fi para os passageiros.Tudo indica que muito em breve não será mais necessário desligar os celulares e outros equipamentos eletrônicos durante a viagem.
Internet das Coisas (IoT)
A internet das coisas — ou IoT (do inglês “Internet of Things”) permite que diferentes dispositivos se conectem. Com isso, dados são transmitidos de uma maneira muito mais rápida, usando apenas uma conexão à rede.
Na aviação, além da utilização em sistemas avançados de entretenimento, também pode ser usado nas manutenção das aeronaves. A ideia é que as manutenções sejam cada vez mais assertivas, com o uso de sensores instalados dentro e fora do avião coletando dados.
Dessa forma, o mecânico de aeronaves ou o responsável pela manutenção consegue identificar com facilidade quais peças necessitam de reparo ou substituição.
Além disso, esses sensores podem ter a função de rastreamento, o que pode auxiliar os profissionais adquirirem as peças que estão no final da vida.
Tecnologias para a Segurança na aviação
Nos últimos anos, o avanço da indústria da aviação no quesito segurança
foi significativo. O clima é um dos maiores desafios para a aviação, mas o setor é dotado de tecnologia para evitar acidentes que coloquem a segurança dos passageiros e da tripulação em risco.
Confira abaixo algumas tecnologias que já fazem parte da segurança na aviação.
Monitoramento em tempo real
Atualmente, todos os voos são monitorados em tempo real com o posicionamento da aeronave, altitude, velocidade e rota estimada.
Além disso, a meteorologia nos aeroportos operados pelas companhias aéreas é monitorada 24 horas por dia.
As companhias se baseiam em boletins meteorológicos emitidos pela Aeronáutica e, em alguns casos, possuem contratos com empresas específicas para envio de alertas de fatores climáticos adversos, assim como para consultas e previsões semanais.
Sistemas de segurança
Sabe-se que os acidentes aéreos nunca são causados por um único item, mas sim pela soma de várias falhas sejam elas humanas, mecânicas ou de outros fatores.
Pensando na prevenção de acidentes, as aeronaves são equipadas com diversos sistemas de segurança. O principal deles é o radar meteorológico, que emite alertas de mau tempo, precipitação e turbulências.
Esse radar emite ondas e envia sinais para o piloto indicando condições de meteorologia pesadas que possam causar algum desconforto. Caso identifique uma situação de risco, o piloto imediatamente pode fazer uma solicitação para desviar da rota.
Briefing meteorológico
Após a decolagem da aeronave a tripulação recebe um briefing meteorológico da rota, baseado em informações do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).
Os controladores de tráfego aéreo fazem o acompanhamento climático da chegada e da saída da aeronave, com detalhes como altura das nuvens, posição dos ventos e visibilidade de chegada.
Dessa forma, quando identificado alguma situação de risco, o controle de tráfego aéreo informa a tripulação em tempo real sobre possíveis desvios de rota.
Regras de Voo por Instrumentos
As Regras de Voo por Instrumentos (IFR) possibilitam a operação de aeronaves quando as condições meteorológicas não permitem a visibilidade mínima. Os voos noturnos normalmente seguem as regras IFR.
A baixa visibilidade no momento do pouso da aeronave obriga a aproximação por instrumentos. No Brasil, os aeroportos são classificados em diferentes categorias, dependendo das regras IFR.
Os equipamentos vão permitir pousos com maior ou menor visibilidade, de acordo com a tecnologia de cada um. As companhias aéreas também precisam dos sistemas para poderem pousar em condições meteorológicas desfavoráveis.
Atualmente, algumas aeronaves da Latam, como o Boeing 767 e 777, e da Avianca, como o Airbus A319 e A320, possuem essa permissão, de acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Além disso, apenas o Piloto Comercial pode operar sob as regras IFR. Deseja saber mais sobre as carreiras e oportunidades na aviação civil? Saiba mais abaixo.
Carreira na aviação
As constantes inovações tecnológicas têm feito do setor aéreo um dos mais promissores nos últimos anos, especialmente para quem deseja seguir carreira em uma grande companhia aérea. No entanto, essas mudanças trazem algumas exigências para os profissionais da área.
Se deseja seguir carreira na aviação continue acompanhando nossos textos e sobrevoe um mundo de possibilidades, descubra carreiras, e se prepare no AeroSimulados, a melhor e mais atual ferramenta de auxílio ao estudo para a realização da prova teórica da ANAC.
No AeroSimulados o estudante pode adquirir um pacote de créditos para realizar os simulados, aumentando muito suas chances de aprovação. A base do AeroSimulados possui mais de 15 mil questões atualizadas, com base legal e desenvolvidas pelos melhores professores.
Além disso, a aprovação é garantida! Realizando ao menos 50 provas e sendo aprovado em 50% delas, o AeroSimulados garante a sua aprovação ou dinheiro de volta.
Com essa plataforma online você acessa e realiza as provas dos simulados sempre que quiser. Dessa forma, otimizar os estudos fica muito mais fácil!