O Mecânico de Manutenção de Aeronaves está entre os profissionais mais importantes do setor aéreo. Além dos bons salários, o mercado está muito aquecido e há planos de carreira e benefícios muito satisfatórios. 

 

O mecânico de aeronaves é o profissional especializado em executar serviços técnicos de manutenção preventiva e corretiva em aviões, helicópteros ou outras aeronaves. 

De acordo com a Associação Brasileira de Mecânicos de Manutenção de Aeronaves, existem no Brasil aproximadamente 12.000 mecânicos de aeronaves. Esses profissionais da Aviação são fundamentais para garantir a segurança de milhões de passageiros no país.

Quer saber mais sobre Carreira, Salário e Área de Atuação do Mecânico de Manutenção de Aeronaves? Continue lendo esse artigo.

 

Mecânico de Manutenção de Aeronaves

 

O mecânico de manutenção de aeronaves possui uma licença emitida pela ANAC  para manutenção de aviões, helicópteros, planadores ou outras aeronaves. 

Este mecânico pode executar ou supervisionar tarefas de manutenção em aeronaves, tais como reparos, modificações, recondicionamento e manutenção preventiva.

O mecânico de manutenção de aeronaves normalmente trabalha em um hangar de aeronaves. No entanto, há momentos em que terá que trabalhar ao ar livre recebendo e liberando aeronaves quando necessário. 

Após emitir a licença, esse profissional pode trabalhar para organizações grandes ou pequenas como companhias aéreas nacionais ou mundiais. No Brasil, pode seguir carreira militar na Aeronáutica passando no concurso da Força Aérea Nacional (FAB).

Os mecânicos de manutenção de aeronaves carregam com eles a necessidade de compreender e trabalhar com diferentes regulamentos e avanços tecnológicos. Por isso a necessidade de constante estudo e treinamento.  

No mercado de trabalho, o técnico de manutenção de aeronaves pode trabalhar em equipes ou sozinho. Seja qual for a estrutura do trabalho, o treinado e experiente técnico de manutenção de aeronaves assume um alto nível de responsabilidade com a segurança do usuário. 

Esse profissional da aviação realiza uma série de processos, incluindo inspeção, manutenção, solução de problemas, remoção, instalação, manipulação, testes e reparação. 

Um técnico de manutenção de aeronaves pode se especializar trabalhando em determinados produtos aeronáuticos, como helicópteros e VANT´s (Veículos Aeronáuticos Não Tripulados), ou aeronaves de asa fixa.

Além disso, existem algumas habilitações previstas (GMP, CEL ou AVI), disponíveis em escolas certificadas com cursos homologados pela ANAC. A duração aproximada do curso é de 13 meses para cada habilitação.

O curso homologado pela ANAC tem seis meses de duração e inclui disciplinas como aerodinâmica, inglês técnico, motores elétricos, matemática, desenho técnico, combustíveis, legislação e até primeiros socorros, entre outros. Em seguida, outros seis meses são dedicados à habilitação escolhida.

Licença de Mecânico

 

A legislação aeronáutica do Brasil divide a licença de mecânico em três grupos:

GMP (Grupo motopropulsor) – Com esta especialidade você estará habilitado a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), todos os sistemas de hélices e rotores, e com todos os sistemas dos grupos moto-propulsores.

CEL (Célula) – Esta é a especialidade que trabalha com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos. Também é nesta habilitação que você vai poder trabalhar na estrutura de aviões e helicópteros em geral, ou seja, a conhecida fuselagem da aeronave.

AVI (Aviônicos) – Esta habilitação permite que você trabalhe em todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio-comunicação, sistemas elétricos e de radar.

Como são feitas as manutenções de aeronaves?

 

 

Pré-requisitos para a Licença

 

Para se tornar um mecânico de aeronaves, o interessado precisa atender aos Pré-requisitos para a licença que são:

  • Ter completado 18 anos
  • Possuir Certificado de Conclusão o 2º grau (ensino médio)
  • Ter concluído, com aproveitamento, curso homologado pela ANAC
  • Ter sido aprovado em exame teórico da ANAC

 

Exames da Anac

 

As provas são compostas por 60 (sessenta) questões para cada categoria de habilitação (especialidades).

Após ser aprovado no exame da Anac de determinada habilitação, o profissional obtém o Certificado de Habilitação Técnica (CHT) inicial. Após dois anos de experiência este profissional será checado novamente pela Anac em uma avaliação prática e se aprovado receberá sua CHT definitiva.

Leia aqui mais informações sobre a RBHA 65 da Anac que dispõe sobre a carreira do Mecânico de Manutenção Aeronáutica.

 

Remuneração

 

A hierarquia da maioria das grandes companhias aéreas vai do Técnico 1 até o Técnico 8 (são os chamados T1, T2, T3, T4, T5, T6, T7, T8). O salário inicial é de R$ 2,4 mil, em média. Em cargos de chefia, a remuneração pode chegar a R$ 12 mil.

 

Setor aéreo aquecido e oportunidades 

 

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o setor nacional registrou crescimento de 194% na última década.

O número de passageiros triplicou, saltando de 31 milhões em 2002 para quase 94 milhões em 2018. Foi o maior crescimento já vivido pelo setor aéreo no Brasil.

Além disso, o setor relacionado à aeronaves no Brasil só cresce a cada ano. De acordo com o último registro feito em 2016 pela Agência de Aviação Civil (ANAC), são quase 22 mil aeronaves registradas através do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).

A recorrente crescente nesse número ano após ano é responsável por gerar oportunidades no mercado de trabalho, entre outros setores da aviação civil, para o profissional que atua na manutenção de aeronaves.

 

Carreira na Aviação

 

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Fonte

 

 

 

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