A Anac emite diferentes tipos de licenças de Piloto, dependendo das classificações e de vários regulamentos. Confira as principais diferenças entre as habilitações PP, PC e PLA.

 

Dependendo da sua licença e classificações de piloto, você estará licenciado para pilotar diferentes tipos de aeronaves ou até mesmo para voar em companhias aéreas comerciais.

Descubra abaixo quais são as diferenças entre as habilitações de Piloto Privado (PP), Piloto Comercial (PC) e Piloto de Linha Aérea (PLA) e decida qual licença de piloto atende às suas necessidades.

O que é uma licença de piloto?

 

Uma habilitação de piloto permite que uma pessoa possa pilotar uma aeronave, assim como uma carteira de motorista permite que você conduza um veículo.

Além disso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é a instituição que estabelece e aplica todas as regras e regulamentos da aviação para todos os pilotos e outras carreiras da aviação.

Existem várias classificações principais para licenças, certificados e classificações de piloto da Anac. Os mais comuns são Piloto Privado (PP), Piloto Comercial (PC) e Licença de piloto de linha aérea (PLA).

Vamos conhecer as principais diferenças entre as licenças de Piloto mencionadas? Confira abaixo.

 

Qual a diferença entre a licença de Piloto Privado (PP), Piloto Comercial (PC) e Piloto de Linha Aérea (PLA)?

 

A licença para Piloto Privado (PP) é o primeiro degrau da carreira de piloto de avião, o piloto privado somente pode realizar voos não remunerados. Já a licença de Piloto Comercial (PC) permite ao piloto ser remunerado pelo voo. 

Dessa forma, caso o Piloto tenha interesse em trabalhar em uma Companhia Aérea ele terá que tirar a licença de Piloto de linha Aérea (PLA).

Todas as licenças são emitidas pela Anac através de uma prova que exige muita disciplina por parte do candidato. Além disso, o futuro piloto deve seguir os pré-requisitos de cada uma delas.

 

Piloto Privado (PP)

 

Como mencionamos, a licença de de Piloto Privado (PP) não permite que o profissional seja remunerado. Além disso, esse piloto é treinado apenas para voos visuais, não estando autorizado a voar em condições de tempo adversas. 

Confira os principais requisitos para emitir essa licença:

  • Ter 18 anos completos;
  • Ter concluído, com aproveitamento, o ensino médio;
  • Possuir Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 1ª classe ou superior, válido;
  • Ter concluído, com aproveitamento, curso teórico de piloto comercial de avião aprovado pela ANAC;
  • Ter sido aprovado em exame teórico da ANAC;
  • Possuir, no mínimo, 200 (duzentas) horas de experiência de voo.

Caso o Piloto deseje exercer uma atividade remunerada é necessário seguir o próximo passo na carreira e emitir a licença como Piloto Comercial (PC). Confira abaixo.

 

Piloto Comercial (PC)

 

A carreira de piloto de avião está associada a altos salários e a um ritmo dinâmico de trabalho, o que faz tantos se apaixonarem pela profissão. Quer decolar sua carreira como Piloto Comercial?

Abaixo listamos algumas das principais etapas para obter a licença e seguir carreira na área da aviação. Confira abaixo:

  • Obter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 1ª classe ou superior. O exame médico deve ser feito em clínicas credenciados pela ANAC.
  • Concluir, com aproveitamento, curso teórico de piloto comercial de avião, aprovado pela ANAC.
  • Ser aprovado em exame teórico da ANAC.
  • Concluir a experiência de voo mínima requerida.
  • Realizar a instrução prática de voo, com instrutor de voo, devidamente habilitado.
  • Ser aprovado em exame de proficiência, também conhecido como cheque, que avalia o conhecimento prático do candidato.

Como toda e qualquer profissão, a de Piloto também tem cursos específicos de especialização.  Esses cursos, além de enriquecer o currículo do Piloto também pode garantir boas oportunidades nas companhias aéreas. 

No entanto, para seguir carreira em companhias aéreas é necessário ter a licença  Piloto de linha Aérea (PLA). Confira abaixo:

 

Piloto de linha Aérea (PLA)

 

Essa licença consiste na obtenção de uma habilitação para que o Piloto possa atuar em uma companhia aérea. Confira os requisitos abaixo:

  • Ter 21 anos completos;
  • Ter concluído, com aproveitamento, o ensino médio;
  • Possuir Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 1ª classe ou superior, válido;
  • Ter sido aprovado em exame teórico da ANAC;
  • Ter recebido a instrução de voo, duplo comando, exigida para a concessão da licença de piloto comercial na categoria avião, conforme o previsto no parágrafo 61.99(a)(1) do RBAC 61;
  • Ter recebido a instrução da habilitação de voo por instrumentos na categoria avião, prevista no parágrafo 61.223(a)(5) do RBAC 61.
  • Ter sido aprovado no exame de proficiência pertinente (cheque).
  • Ter efetuado o pagamento das GRU aplicáveis: códigos 5097 e 5102.
  • Possuir, no mínimo, 1500 (mil e quinhentas) horas de experiência de voo na categoria avião.

 

Afinal, como posso me tornar um Piloto Profissional?

 

O primeiro passo para se tornar um piloto profissional é começar o curso em uma escola reconhecida pela ANAC. Esse curso Teórico para ter a licença de Piloto Privado (PP) é onde o aluno terá contato com as noções de Regulamentos de Tráfego Aéreo (VFR), Aerodinâmica e Teoria de Voo, Meteorologia, Navegação Aérea (NFR) e Conhecimentos Técnicos. 

De modo geral, o curso é dividido em uma parte teórica e outra prática. Após concluir essa primeira etapa o interessado poderá prestar a prova da ANAC, obtendo a aprovação de 70% na avaliação, poderá fazer suas primeiras 40 horas de voo.

Para essa prova o candidato precisa ter dedicação e agregar todos os conhecimentos possíveis, inclusive, é interessante investir em outras formas de estudo. Uma delas é a resolução de simulados com questões similares às da prova da ANAC.

Ao final do curso prático, sendo aprovado na prova da ANAC e possuindo o Certificado de Capacidade Técnica (CCT/Banca Anac), o aluno poderá realizar o voo de check. 

Caso seja aprovado, poderá pilotar aviões monomotores sem exercer atividade remunerada. Para seguir carreira como piloto remunerado é necessário emitir a licença de Piloto Comercial (PC) e Piloto de linha Aérea (PLA). O processo é similar ao de certificação de Piloto Privado.

Após isso é necessário investir nas horas de voo.  Quanto mais você voar, mais chances vai ter de crescer na carreira. É necessário em média 40 horas de prática para conseguir licença para pilotar um avião monomotor. Agora se o desejo é comandar uma aeronave de empresa aérea comercial, pode ser necessário acumular 1.500 horas de voo, em média.

Deseja seguir carreira na aviação?

 

Continue acompanhando nossos textos e sobrevoe um mundo de possibilidades, descubra carreiras, e se prepare no AeroSimulados, a melhor e mais atual ferramenta de auxílio ao estudo para a realização da prova teórica da ANAC.

No AeroSimulados o estudante pode adquirir um pacote de créditos para realizar os simulados, aumentando muito suas chances de aprovação. A base do AeroSimulados possui mais de 15 mil questões atualizadas, com base legal e desenvolvidas pelos melhores professores.

Além disso, a aprovação é garantida! Realizando ao menos 50 provas e sendo aprovado em 50% delas, o AeroSimulados garante a sua aprovação ou dinheiro de volta.

Com essa plataforma online você acessa e realiza as provas dos simulados sempre que quiser. Dessa forma, otimizar os estudos fica muito mais fácil!

Conheça hoje mesmo a ferramenta que mais aprova no Teste Teórico da ANAC

Deixar uma resposta