Senhoras e Senhores bem-vindos a bordo!

Quem vos fala é o Comandante, o tempo está bom, favorável para estudar! Nosso serviço de bordo será caprichosamente servido, e inclui conhecimento, disciplina e comprometimento. Estamos com pouso previsto no AeroSimulados sempre que você quiser testar os seus conhecimentos, garantir maior segurança na prova da ANAC e realizar grandes conquistas.

Trabalhamos com tripulação mínima, simples, composta e de revezamento, especialmente hoje, vamos trabalhar com uma tripulação composta, vale lembrar que nossos voos têm destinos singulares, sempre com pouso em solo firme, ou seja, em múltiplos conhecimentos. Vale ressaltar que para acessarmos um céu de brigadeiro é necessário atingirmos a altitude da Lei 13.475, de 28 de agosto de 2017.

Apertem os cintos e estejam atentos aos sinais luminosos, tripulação preparar para decolagem. No momento estamos passando sobre a tripulação composta, ou seja, constituída de uma tripulação simples acrescida de um comandante, de um mecânico de voo, quando o equipamento assim o exigir, e de, no mínimo, vinte e cinco por cento do número de comissários de voo.

Esta tripulação somente poderá ser utilizada em voos internacionais, exceto nas seguintes situações poderá ser utilizada em voos domésticos: para atender a atrasos ocasionados por condições meteorológicas desfavoráveis ou por trabalhos de manutenção não programados, quando os critérios de utilização dos tripulantes de voo e de cabine empregados no serviço aéreo definido no inciso I do caput do art. 5º estiverem definidos em convenção ou acordo coletivo de trabalho.

Ou ainda, para atendimento de missão humanitária, transportando ou destinada ao transporte de enfermos ou órgãos para transplante, no caso de tripulantes de voo e de cabine empregados nos serviços aéreos definidos no inciso II do caput do art. 5º, da já mencionada lei.

Para uma decolagem ou pouso seguro, além de manter os encostos das poltronas na posição vertical e mesas fechadas e travadas, torna-se fundamental conhecer a convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho, sempre disponível no site do Sindicato Nacional dos Aeronautas – SNA, lá faremos algumas conexões, ou seja, desembarcaremos em outros documentos de igual importância.

As conexões podem ser cansativas, mas, como estamos sobrevoando uma tripulação composta, serão assegurados os seguintes limites: onze horas de voo e cinco pousos em uma mesma jornada de trabalho, e ainda, serão assegurados também, doze horas como limites de jornada de trabalho. Ufa! Que venha o repouso!

Repouso é o período ininterrupto, após uma jornada, em que o tripulante fica desobrigado da prestação de qualquer serviço. É assegurada acomodação adequada ao tripulante fora de sua base contratual e transporte entre o aeroporto e o local de repouso, e vice-versa e o tempo mínimo de repouso terá duração relacionada ao tempo da jornada anterior.

Os limites previstos poderão ser alterados por convenção ou acordo coletivo de trabalho, observados os parâmetros de segurança de voo estabelecidos na regulamentação da autoridade de aviação civil brasileira.

Tripulação, preparar para pouso. Espero que tenham gostado deste voo e possamos nos ver em breve, vale lembrar que o conhecimento é o melhor destino para alcançar novos e altos voos.

Bom estudo, brilhe e deixe brilhar!

Com mais de 25 anos na área da Aviação Civil – Comportamento, Postura Profissional e Mentoria para Aeronautas. Graduada em Gestão de Recursos Humanos e Pessoas pelo IESB, com especialização e qualificação realizados no Brasil e Bogotá-Colômbia em Taller Imagen Etiqueta y Protocolo, Taller Calidad de Vida e CRM – Corporate Resource Management.

Por mais de dez anos integrou o corpo docente do Instituto Técnico de Aviação Civil – ITAC, ministrando palestras e aulas, também fez parte do quadro de instrutores de aeroportos da Avianca Linhas Aéreas, ministrando aulas em todas as bases do Brasil; Agente da Cultura Líder do Centro Oeste na Azul Linhas Aéreas, e ainda, instrutora nas turmas do Curso de Qualificação Profissional em Assistente de Recursos Humanos e Assistente Administrativo do Programa Mais SENAI do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.

Cronista, com várias crônicas divulgadas no Noticero Digital Más Grande de América – Noti-América, Revista 15.47 e ellainetoledo.com.br

Imagem de Tünde por Pixabay

Deixar uma resposta