O Oficial de Pouso de Helicóptero (HLO) é responsável por conduzir todas as operações no convés do helicóptero, incluindo embarque de passageiros e manuseio de carga e reabastecimento.

 

Oficial de Pouso de Helicóptero (HLO)

 

O Oficial de Pouso de Helicópteros também conhecido como Helicopter Landing Officer (HLO), é a parte mais vital da equipe operacional dos helipontos off-shore.

Nos últimos anos, influência das várias autoridades da aviação civil em todo o mundo teve um efeito enorme na eficiência e segurança do trabalho nesta posição.

Desde o primeiro dia de trabalho em um heliponto off-shore, os requisitos básicos de segurança devem ser atendidos pelos operadores de pouso. 

A segurança de todo o pessoal que viaja para um navio ou local off-shore está nas mãos desses especialistas, enquanto se deslocam de helicóptero. 

Além disso, o HLO comanda uma equipe, que é geralmente composta por membros do navio ou da equipe de instalação, conhecidos como HDA ​​(Helideck Assistants)

Os próprios assistentes também são treinados em movimentação de passageiros e mercadorias, segurança de helicópteros e incêndio e resgate.

 

Responsabilidades do HLO

 

O HLO deve conhecer e agir de acordo com os manuais de procedimentos de emergência da empresa operando a instalação ou embarcação off-shore. 

Entre as responsabilidades essenciais do Agente de Lançamento e Pouso de Helicópteros estão o Controle da segurança de todas as pessoas nas proximidades da plataforma de pouso do helicóptero.

Dessa forma deve certificar-se que os passageiros cheguem e saiam da instalação off-shore ou embarcação corretamente. 

Além disso, o HLO controla o carregamento e descarregamento da carga e dos controles de reabastecimento do helicóptero junto com o capitão da aeronave.

De modo geral, o HLO em um heliponto é responsável por: 

  • Riscos de operações de helicóptero, áreas perigosas, rotas de entrada e fuga (heliponto e helicóptero), equipamento de proteção (pessoal) a ser usado, limpeza, manutenção e conclusão do equipamento disponível.
  • Comandar e controlar a preparação do heliponto e associados (combate a incêndio) equipamento para pouso e decolagem de um helicóptero.
  • Realização e registro de exercícios referentes a diversas situações de emergência.
  • Liderar a execução de procedimentos normais e de emergência durante o pouso e decolagem de helicópteros.
  • Procedimentos de rádio durante a chegada e partida.
  • Processar a documentação após o desembarque referente a passageiros e carga (incluindo materiais perigosos).
  • Liderar e atuar como controlador de embarque e desembarque de pessoas e carga e descarga de mercadorias (incluindo materiais perigosos).
  • Liderar e atuar como controlador de carregamento do helicóptero e a coleta de dados para determinação do peso do helicóptero.
  • Liderar e atuar como controlador durante a execução de procedimentos e ações para a partida de motores de helicóptero e qualquer outro suporte fornecido.
  • Liderar e atuar como controlador durante as operações de carregamento de combustível de helicóptero, bem como mantendo o registro relevante.
  • Realização de verificações de qualidade de combustível.

 

Helipontos Off-shore 

 

Helideque ou Helipontos Off-shore são estruturas sobre a água, fixas ou flutuantes, destinadas às operações de pouso e decolagem de helicópteros. 

Um heliponto é uma área de aterrissagem de helicóptero criada especificamente para um navio ou instalação off-shore de petróleo / gás.

Ao longo dos anos, o negócio de exploração e produção de petróleo off-shore contou com helicópteros como o principal método de transferência de pessoal para e de seu local de trabalho.

A vistoria dessas instalações está prevista nas Normas da Autoridade Marítima para Homologação de Helideques Instalados em Embarcações e Plataformas Marítimas (NORMAM-27/DPC).

 

A NORMAM-27/DPC estabelece instruções para registro, certificação e homologação de helideques que se encontram nas Águas Jurisdicionais Brasileiras, visando à segurança das operações aéreas.

 

Até o momento, em 2016 foram realizadas 52 certificações de helideques, posteriormente homologadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). 

A certificação envolve vistorias nas quais são verificadas as condições dos helideques; 

  • o funcionamento de todos os equipamentos e material de apoio;
  •  a habilitação dos componentes das equipes que guarnecem os helideques (equipe de manobra e combate a incêndio, radioperador, abastecedor de combustível e tripulação do bote de resgate rápido); 
  • e o Plano de Resposta a Emergência com Aeronaves, bem como sua divulgação para os tripulantes e os exercícios realizados.

Além disso, a implantação e a operação do Heliponto ocorre sob legislação específica de alguns órgãos. É necessário consultar e obter a aprovação de três órgãos, sem isso a instalação é inviabilizada. São eles:

  • Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
  • Serviço Regional de Proteção ao Voo da Aeronáutica
  • Prefeitura Municipal.

Dessa forma, o projeto é submetido a um processo de autorização da construção e abertura ao tráfego aéreo.

Essas são algumas das normas de segurança exigidas pela ANAC para a operação helipontos e heliportos. Caso queira ler mais informações acesse RBAC 155 – Helipontos.

 

Qual a diferença entre heliporto e heliponto? 

O Heliporto tem com os mesmos elementos do heliponto, com a adição de estruturas de apoio aos passageiros. É público e sua construção, operação e manutenção são executadas, direta ou indiretamente, pelo poder público através do Comando da Aeronáutica.

 

Como se tornar um HLO?

 

O Oficial de Pouso de Helicópteros deve ter concluído um curso de treinamento aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O treinamento garante que o HLO aprenda vários cenários de pouso e possa gerenciar e manter o helideque durante operações normais e no caso de uma emergência.

O HLO na maioria das instalações off-shore deve possuir um certificado de Treinamento de Operações Iniciais no Helique (HOIT) e um certificado de Líder de Equipe de Emergências no Helideck (HERTL). 

A certificação HOIT não expira, logo, o indivíduo que tenha esse certificado não precisa renová-lo, no entanto, o certificado HERTL deve ser renovado a cada dois anos.

Antes de realizar o curso HOIT, o participante deve concluir o curso de Treinamento de Conscientização sobre Cargas Perigosas e ter um certificado médico off-shore válido, ou possuir um certificado médico aprovado pelo operador. 

 

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