Viajar pode ser muito prazeroso e uma das melhores coisas da vida. No entanto, para um parcela de pessoas o medo de voar pode se tornar um terror, especialmente se a profissão exige viagens constantes. Entrar em um avião vira um desafio custando muitos sonhos e planos.

Quem nunca sentiu um frio na barriga em uma viagem de avião, principalmente após uma turbulência, que atire a primeira pedra! A aerofobia ou medo de voar pode acabar atrapalhando passeios e até mesmo viagens de trabalho.

Se você se identifica ou conhece alguém que tem medo de voar, não deixe de ler esse artigo sobre aerofobia que o Portal do Aeronauta preparou.  Leia abaixo.

 

O que é a aerofobia?

 

Aerofobia, é o medo de voar, quer em helicópteros, aviões e outros veículos voadores. ​As definições médicas mais correntes definem a aerofobia como um medo acentuado, persistente e excessivo que surge quando a pessoa é confrontada com a perspectiva de viajar de avião.

De acordo com estudos internacionais cerca de 33% da população adulta tem medo de viajar de avião. Em alguns pacientes, aerofobia pode estar presente juntamente com outros medos ou fobias como claustrofobia (medo de espaços fechados e confinados) ou acrofobia (medo de altura).

Muitas pessoas sentem ansiedade leve antes de uma viagem de avião. No entanto, na aerofobia o indivíduo reconhece que o medo de voar produz um enorme transtorno e interferência na sua vida pessoal, profissional, social ou familiar.

 

Sintomas da aerofobia

 

O medo de voar também tem manifestações físicas e psicológicas e diferentes graus de severidade. Podendo variar desde a ansiedade de voo leve até o medo paralisante, com total incapacidade de entrar no aviação.

Além disso, a aerofobia pode afetar desde aquelas pessoas que nunca voaram na vida até aos passageiros aéreos mais frequentes. Alguns dos sintomas podem aparecer no dia do voo ou semanas antes da viagem.

Entre os sintomas do medo de voar estão: perda de peso, nervosismo, insônia, irritabilidade, preocupação excessiva, sensação de falta de ar, tensão muscular, entre outros.

 

Outros medos influenciam

 

O medo de voar pode não ter a ver com o voo propriamente dito. Muitas vezes está relacionado com um aspecto específico da experiência de voo, podendo estar  associado a uma ou mais situações que deixam a pessoa ansiosa.Abaixo separamos uma lista que pode ajudá-lo a identificar algum sinal de alerta.

Viajar de avião poderá ser um problema caso você:

  • Não goste de estar em espaços fechados ou com muita gente
  • Não goste de estar rodeado de estranhos
  • Prefira ter controle sobre todas as situações
  • Tenha medo de altura
  • Tenha medo de sobrevoar a água
  • Voar ou a ideia de voar o deixe tenso, com dores de cabeça, náuseas, fadiga ou outros sintomas físicos desagradáveis
  • Tenha preocupações acerca de morrer ou ficar ferido num acidente aéreo
  • Tenha ataques de pânico súbitos ou prolongados sempre que viaja de avião ou pouco tempo antes de entrar no avião
  • Limite ao máximo ou evite completamente o número de viagens de avião que faz
  • Fique facilmente irritado com as pessoas quando viaja de avião
  • Os ruídos e atividades normais do voo o perturbem
  • Preocupe-se excessivamente com a turbulência e as condições meteorológicas
  • Recorra ao consumo de bebidas alcoólicas ou medicamentos para conseguir enfrentar o medo e ansiedade que sente quando precisa viajar de avião.

 

Se apresenta um ou mais destes sintomas deve procurar ajuda especializada. O medo de voar pode agravar-se se não for tratado.

 

Como posso acabar com o medo de voar?

 

​A aerofobia é um problema que não escolhe idades nem profissões. Podendo  afetar crianças e adultos, homens e mulheres, de todas as profissões. Por isso é muito importante diagnosticar e tratar os sintomas apresentados.

Existem sessões de terapia em grupo e individuais que são conhecidas por ajudar a aliviar aerofobia. Outra técnica usada é a simulação de voo virtual, uma proposta de tratamento inovadora para superar esse tipo de fobia.

Além da ajuda profissional existem algumas atitudes que podem ajudar muito antes de embarcar em um voo. Leia abaixo 5 dicas para perder o medo de voar.

 

Evitando ansiedades

 

Organize sua viagem com antecedência e calma para garantir que tudo ocorrerá bem,  evitando ansiedades. Além disso, tenha uma boa noite de sono nos dias que antecedem a viagem. É aconselhável evitar o uso de cafeína e bebidas alcoólicas.  

Dessa forma, faça o possível para garantir que no dia da viagem não tenha nenhuma surpresa. Assim conseguirá chegar ao avião se sentindo o mais calmo possível.

 

Escolhendo o assento

 

Vale a pena prestar atenção na hora de escolher seu lugar na aeronave. Priorize escolher os assentos do corredor, longe da janela, especialmente se tiver medo de altura. Evitar olhar as janelas pode trazer uma maior sensação de conforto durante o trajeto.

Outra dica é buscar assentos próximos à asa, essa é uma das áreas em que se sente menos o impacto das turbulências.

 

Turbulências são mais comuns que você imagina

 

As turbulência não afetam em nada a segurança do voo. Os aviões são feitos para suportá-las, de maneira que quando os pilotos tentam sair de uma turbulência sua maior preocupação é de acalmar os passageiros.

Por isso é tão importante que o cinto de segurança de todos esteja devidamente afivelado para garantir que ninguém caia, bata em algo ou se machuque.

 

Procure se distrair

 

Conversar com alguém durante o voo pode ajudar e muito a passar o tempo e ficar mais calmo. Assim, se não estiver acompanhado pode ser uma boa ideia puxar assunto com o passageiro ao lado. Caso esteja com medo de voar pode ser uma oportunidade de compartilhar experiências de voo.

Outras atividades dentro do avião podem se tornar bem interessantes como ler um livro, ouvir músicas, jogar ou até assistir um filme/série. Para quem gosta, existem ainda as cruzadinhas, caça-palavras e sudoku que podem garantir boas horas de concentração.

 

Compare as estatísticas

 

O medo de voar pode nos tirar a noção de algumas constatações, como o fato de que o avião é um dos transportes mais seguros do mundo. Vamos ver o que mostram as estatísticas?

De acordo com os números a probabilidade de um voo sofrer um acidente é uma chance entre 1,2 milhão. Ou seja, a cada 1,2 milhão de voos de avião, um deles sofre algum acidente.

Somando a pouca possibilidade de um acidente e a alta chance de sobreviver, chega-se à probabilidade de morte em um acidente de avião: uma chance entre 11 milhões.

O que isso quer dizer? Que você tem mais chances de morrer de intoxicação alimentar, cair, sofrer um acidente de carro ou morrer atacado por um cão. Lembrando que não somos nós que estamos dizendo e sim a estatísticas.

Se essas dicas não forem suficientes você perder o medo de avião, considere buscar orientação profissional. Com o especialista e os métodos certos, é possível superar seu medo de voar e aproveitar ao máximo cada viagem!

 

Voar pode se tornar uma paixão

 

Voar pode deixar de ser um medo e tornar-se uma verdadeira paixão. É isso que muitos pilotos e comissários de bordo sentem pela profissão de aeronauta. Já pensou que incrível conhecer vários lugares e culturas no mundo? Continue navegando e aprendendo no Portal do Aeronauta e descubra como.

O Portal do Aeronauta é parceiro do AeroSimulados, a maior e mais completa ferramenta de simulados para a prova da ANAC.

Leia mais:

Como posso explorar uma carreira na aviação?

Perfil do Aeronauta Brasileiro

Deixar uma resposta