Conheça o porquê da diferença na denominação
A maioria das pessoas conhece a equipe da tripulação responsável pelo comando de aeronaves como piloto e copiloto. Tecnicamente, essa não é a forma mais apropriada para se referir ao comandante e ao primeiro oficial, uma vez que ambos são igualmente pilotos.
Diferença nas responsabilidades
As principais diferenças entre o primeiro oficial e o comandante são: a quantidade de responsabilidade atribuída a cada um, a quantidade de horas já voadas na carreira e a habilitação específica para ser comandante.
É de competência do comandante (não podendo essa função ser atribuída ao primeiro oficial) representar o proprietário ou explorador das aeronaves.
Também é de sua responsabilidade cuidar de toda a segurança de voo e da equipe subordinada a ele durante a operação do avião.
Ainda é de responsabilidade exclusiva do comandante o registro de nascimentos e óbitos dentro das aeronaves, bem como a guarda de valores e o adiamento da partida do avião.
Os dois podem pilotar o avião
Independente do cargo para o qual foram contratados, quanto às funções de pilotagem, ambos possuem qualificações para voar o avião.
Na grande maioria dos casos, o comandante é um profissional com mais horas de voo ou que se encontra a mais tempo na mesma empresa, ou ainda, há mais tempo pilotando certo tipo de avião.
Afinal, quem é o responsável pelo controle do avião?
Efetivamente, ambos controlam o avião, dividindo as tarefas entre si. Existem duas funções que podem ser alternadas entre o comandante e o primeiro oficial durante o voo: as funções de “piloto voando” e “piloto monitorando” (do inglês ‘pilot flying’ e ‘pilot monitoring’, respectivamente).
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), piloto voando é aquele “que se encontra efetivamente exercendo o controle direto da aeronave, seja manualmente ou por meio de uso da automação. Não é necessariamente o comandante da aeronave.” Ou seja, é aquele que está, de fato, orientando e navegando o avião.
Por sua vez, o piloto monitorando é aquele “que se encontra ativamente monitorando as fases do voo, incluindo as ações ou inações do ‘piloto voando’, ajudando-o no que for preciso”. Ou seja, é aquele que ajuda e confere se as ações do piloto voando estão certas e o auxilia quando necessário.
Troca requer frase dita em voz alta
Para assegurar que não haja falha na comunicação e na alteração das responsabilidades, as funções podem ser trocadas durante as etapas do voo com uma frase que deve ser dita em voz alta, assim como a respectiva aceitação do outro piloto.
Todas as ações na cabine também costumam ser verbalizadas, com comandante e primeiro oficial trocando informações com constância, como por exemplo: o piloto voando pode requerer que o trem de pouso seja recolhido após a decolagem dizendo “trem em cima”. O piloto monitorando aciona o mecanismo de recolhimento de trem de pouso e confirma se deu tudo certo com a frase “trem de pouso recolhido”.
Provável origem da denominação
O nome copiloto pode ter sido adotado na aviação em alusão aos copilotos das corridas terrestres, como os ralis. Nessa situação, o copiloto é um auxiliar do piloto, transmitindo instruções úteis para as corridas.
Bem diferente das corridas terrestres, na aviação, ambos os pilotos são capazes de atuar no comando do avião, alternando somente entre as posições de piloto voando e piloto monitorando.
O termo primeiro oficial é uma tradução do mundo militar (“first officer” ou F/O), que significa o primeiro na escala hierárquica depois do comandante.
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