Após a entrega de um número acima do esperado, 863 jatos, a Airbus se tornou a maior fabricante de aviões do mundo pela primeira vez desde 2011, conquistando a liderança da rival americana Boeing.

Com mais de 863 entregas de aeronaves em 2019, a empresa europeia tira a liderança da rival americana, que enfrenta crise depois de dois acidentes com o 737 MAX


Uma mudança na liderança entre as duas gigantes já era esperada, devido à crise com o Boeing 737 MAX, mas os dados recordes da europeia Airbus reforçam ainda mais a distância que a americana deve percorrer para recuperar sua posição no mercado.

Forçada pelos seus próprios problemas industriais a cortar sua meta de entrega de 2019 em 2% – 3% em outubro, a Airbus implementou recursos extras até horas antes de meia-noite de 31 de dezembro para atingir o número de 863 aeronaves no ano, comparado com sua meta prevista de 860 jatos.

O aumento nas entregas da fabricante europeia foi de 7,9% em relação às 800 aeronaves de 2018. A empresa se recusou a comentar os números, que devem ser auditados antes de serem finalizados e publicados.

Já a Boeing entregou 345 jatos de longo curso entre janeiro e novembro, ou seja, menos da metade dos 704 do mesmo período de 2018, quando o 737 MAX ainda estava sendo entregue normalmente. A Boeing entregou 806 aeronaves durante todo o ano de 2018.

O desempenho das entregas no final do ano é acompanhado de perto pelos investidores, uma vez que as fabricantes de avião só recebem a maior parte de suas receitas quando as aeronaves são entregues (menos os pagamentos realizados por progressos acumulados durante a produção).

A contagem da Airbus, que inclui uma média de 640 aeronaves de corredor único, bateu recordes da indústria após de a empresa ter redirecionado milhares de trabalhadores e ter cancelado férias de outros muitos, com o objetivo de completar um estoque de aeronaves semiacabadas à espera de ter suas cabines ajustadas.

A Airbus foi afetada por atrasos na produção e instalação da chamada Airbus Cabin Flex (ACF) (uma remodelação das galleys, ou cozinha dos comissários, e dos banheiros, a fim de possibilitar mais espaço para poltronas) em seus jatos A321neo na unidade de Hamburg, na Alemanha. Assim, muitas aeronaves deste e de outros modelos ficaram armazenadas aguardando configurações de última hora e a chegada de mais mão-de-obra.

Segundo analistas, esse tipo de trabalho fora do planejamento padrão eleva os custos e pode apresentar um impacto modesto nas margens de lucro da Airbus, porém, o impacto deverá ser amplamente diminuído pelo grande número de aviões e pela lucratividade já sólida dessas aeronaves de corredor único.

Mesmo com tudo isso, os problemas na instalação de cabines complexas diminuíram a capacidade da Airbus de tirar proveito da turbulência do mercado em torno do Boeing 737 MAX, que continua em solo desde março de 2019, após um acidente fatal do avião da Ethiopian Airlines, na Etiópia. O programa MAX é crítico para a empresa: com representação de quase 80% da carteira de pedidos de aeronaves comerciais da Boeing e quase 60% em valor.

Tradicionalmente interrompidas no Natal e Ano Novo, a produção nas fábricas da Airbus estavam a todo vapor ainda na tarde do último dia do ano, para possibilitar que companhias aéreas asiáticas e outras pudessem operar seus novos aviões.

Carreira na Aviação

Continue acompanhando nossos artigos e sobrevoe um mundo de possibilidades, descubra carreiras, e se prepare no AeroSimulados, a melhor e mais atual ferramenta de auxílio ao estudo para a realização da prova teórica da ANAC.

No AeroSimulados o estudante pode adquirir um pacote de créditos para realizar os simulados, aumentando muito suas chances de aprovação. A base do AeroSimulados possui mais de 15 mil questões atualizadas, com base legal e desenvolvidas pelos melhores professores.

Além disso, a aprovação é garantida! Realizando ao menos 50 provas e sendo aprovado em 50% delas, o AeroSimulados garante a sua aprovação ou dinheiro de volta.

Com essa plataforma online você acessa e realiza as provas dos simulados sempre que quiser. Dessa forma, otimizar os estudos fica muito mais fácil!

Conheça hoje mesmo a ferramenta que mais aprova no Teste Teórico da ANAC.

 

 

 

 

Deixar uma resposta