Em alguns momentos no voo é comum que o piloto e comissários de bordo utilizem expressões que os passageiros não saibam direito o significado. Quais são elas e o que significam?

Existem expressões usadas na aviação que seguem um padrão e normas de pronúncia, outras apenas foram incorporadas no cotidiano aeronáutico. Cada uma delas tem uma função diferente e são usadas para facilitar a comunicação entre a tripulação.

O Portal do Aeronauta separou algumas das frases e expressões usadas no mercado da aviação. Conheça abaixo seus significados.

 

Quais são as principais expressões usadas no mercado de aviação?

 

Crosscheck

Uma chamada feita por um tripulante ou um controlador para outro membro da tripulação para verificar novamente ou confirmar um determinado estado ou condição.

O ato de checar instrumentos de voo independentes para concordância ou discrepância, para confirmar indicações, ou para detectar a falha de um ou mais instrumentos.

A primeira habilidade fundamental do voo por instrumentos, também conhecida como “varredura”, é a observação contínua e lógica de instrumentos para informações de atitude e desempenho

Non-stop

 

Expressão utilizada para voos que não tem escalas, ou seja, são diretos até o destino final.

 

Stop-over

 

Stop-over é uma conexão voluntária. É uma parada de até 3 dias no meio da viagem, que permite que o passageiro passe mais tempo em uma cidade de conexão.

O período de estadia no destino intermediário normalmente é de até trinta dias e varia conforme a companhia aérea.

Esse recurso depende de autorização da empresa e precisam ser previamente acordados, podendo ser gratuito ou não.

Redução de ICMS traz novos voos e stopover em São Paulo

 

Mayday

 

O pedido internacional de ajuda, usado com transmissão de rádio por voz. O termo “mayday” vem da palavra francesa m’aidez (help me), pronunciada “mayday” em inglês.

Mayday é usado na transmissão de voz da mesma maneira que as letras SOS são usadas na transmissão de código. Essa expressão é utilizada em situação de risco extremo, especialmente quando relacionado a falhas no motor.

Como é o treinamento de sobrevivência para comissários de bordo?

 

Catrapo

 

Quando um avião faz uma aterrissagem brusca a expressão utilizada é catrapo. No entanto, não deve ser confundido com uma queda pois o piloto mantém controle da aeronave durante o procedimento.

O catrapo pode ocorrer de maneira não planejada quando o piloto ainda está em treinamento, ou de forma intencional, especialmente em pousos com fortes chuvas. O impacto corta a lâmina de água e permite maior aderência dos pneus.

De modo geral, esse tipo de pouso não causa nada além de um desconforto nos passageiros. No entanto, em casos de pousos mais agressivos pode chegar a causar danos estruturais nas aeronaves.

 

Grooving

 

Para evitar derrapagens são feitas pequenas ranhuras que auxiliam no escoamento da água nas pistas de pouso. Essas ranhuras são conhecidas pela expressão grooving e podem evitar os catrapos, pois garantem segurança nos pousos e decolagens.

A importância do grooving ficou evidente após o acidente do voo TAM 3054, em 2007. A aeronave que partiu de Porto Alegre (RS) tentou pousar no aeroporto de Congonhas mas devido a uma série de falhas, entre elas a ausência das ranhuras na pista, acabou derrapando e saindo da pista.

 

Manicaca

 

É como são chamados os pilotos novatos que ainda estão em fase de aprendizagem dos procedimentos técnicos e formação.

Piloto de avião: Oportunidades para os próximos anos

 

Push back

KLM Boeing 777 sendo empurrado para trás do portão do Aeroporto Internacional de Narita.
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:KLM_777_pushback.jpg

 

Uma expressão usada para indicar o movimento de retaguarda de uma aeronave sob reboque na superfície de um aeroporto.

O ATC (controle de tráfego aéreo) pode não estar em posição de ver todas as obstruções que uma aeronave pode encontrar durante o push back, e assim a resposta do ATC aos pilotos que solicitarem o push-back será “Empurre a seu critério”.

Os pilotos recebem o máximo de informações de tráfego possível.

 

No Show

 

Essa expressão significa “não aparecer”, quando o passageiro não embarca e não presta nenhuma satisfação para a companhia aérea. O no-show poderia significar um prejuízo para o transportador, caso não houvesse overbooking para compensar esse assento.

Nesses casos o passageiro pode ser obrigado a pagar multas por não comparecer no momento do embarque, especialmente se existir uma cláusula estipulada no contrato de transporte.

 

Alternar

 

Todos os voos contém um plano de voo da aviação comercial que deve conter opções de aeroportos para pouso em caso de emergências.

Nesse caso, quando uma aeronave está impedida de pousar no aeroporto de destino, ela deve alternar, ou seja, pousar em um outro local anteriormente definido no plano de voo.

Além disso, o combustível da aeronave é calculado pensando na necessidade de alternar o voo com uma margem de segurança.

 

Tesoura de vento

 

Deslocamento de ventos velozes ao longo de outros ventos de menor intensidade ou direção diferente, seja no plano vertical ou no plano horizontal. A tesoura de vento pode ocorrer durante o pouso ou a decolagem.

Em geral, essa variação local do sentido do vento causa instabilidade no voo e os pilotos podem arremeter por segurança nesses casos.

 

“Tripulação, portas em automático”

 

Essa expressão é utilizada pelo comandante no início do voo e significa que o dispositivo de travamento das portas foi acionado. A partir desse momento elas não podem mais ser abertas.
Dessa forma, caso tenha um incidente e seja necessária a evacuação, serão acionados automaticamente os escorregadores de emergência para que os passageiros possam sair em segurança.

 

“Tripulação, preparar para o pouso”

 

É o aviso de pouso do piloto, sinalizando para que os comissários realizem os procedimentos de segurança específicos de pouso da aeronave.

Nesse momento, as poltronas devem manter a posição vertical, os cintos devem estar afivelados e as bandejas dos assentos, recolhidas e travadas.

Fontes: Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo

 

Glossário da aviação

 

Estas são apenas algumas das palavras e expressões do mercado da aviação mais comuns, porém existem outras muito importantes também. Quer aprender outras expressões e termos técnicos utilizados no mercado da aviação? Visite o Glossário da Anac.

 

Carreira na Aviação

 

Gostou de saber as principais expressões usadas no mercado de aviação? Imagina que daqui algum tempo pode ser você usando esses termos no seu primeiro voo como

E para se dar bem no teste da ANAC, nós temos uma dica de ouro: fazer muitos simulados! Por isso, não deixe de comprar seus créditos na AeroSimulados. Precisa só de alguns minutos online para você conseguir o acesso de mais de 15.000 questões.

Lá tem tudo para você conquistar de vez sua aprovação e sua realização profissional! Tá esperando o que?

Deixar uma resposta