Inglês, o idioma oficial da aviação

A exigência do Inglês, o idioma oficial da aviação, em todas as profissões tem se consolidado cada vez mais. E dentro da aviação civil, tornou-se um degrau importante para conquistar uma oportunidade nas principais companhias aéreas.

 

Com as constantes transformações na aviação civil, companhias aéreas e toda a logística de transporte aéreo, o “outro lado do mundo” já não está tão longe assim. Nossa geração vive o encurtamento das fronteiras através da vontade coletiva de conhecer novas culturas e ter experiências inesquecíveis. Dessa maneira, a dinâmica tem feito do setor aéreo um dos mais promissores nos últimos anos, especialmente para quem deseja seguir carreira em uma grande companhia aérea.

Toda essa transformação traz algumas exigências para quem deseja ingressar no ramo da aeronáutica. Um dos desafios é conquistar a fluência no inglês, que se tornou o idioma universal da aviação. A língua mais falada no mundo, pode garantir a oportunidade ou promoção que você tanto sonha. Sendo assim, ter fluência no idioma universal da aviação se tornou uma das “skills” mais cobradas pelas empresas atualmente.

Para um comissário de bordo é fundamental uma boa fluência no idioma oficial da aviação, garantindo o completo entendimento e a melhor experiência possível do serviço. Além disso, o domínio do inglês pode ser o diferencial na hora de uma promoção dentro da companhia ou de garantir uma vaga em uma grande companhia aérea internacional.

 

Por que o inglês é o idioma oficial da aviação?

Em 1951, a Organização Mundial de Aviação Civil determinou que o inglês fosse a língua oficial a ser falada entre os pilotos internacionais e controladores de voo, a fim de aumentar o nível de melhorias, na comunicação e impedir problemas que poderiam causar acidentes.

Hoje em dia, para ser possível voar, é necessário o conhecimento da Língua Inglesa visto que os pilotos vão operar uma aeronave em que foi toda projetada em Inglês. Mesmo o Brasil sendo o terceiro maior fabricante de aeronaves no mundo, os projetos das suas aeronaves são em Inglês, bem como manuais e boletins de serviços, nomenclatura de sistemas, peças e procedimentos.

Assim, para atingir a em proficiência em língua inglesa, o Brasil desde 2009, por meio da ANAC*, avalia o nível de proficiência linguística dos pilotos por meio de um exame oral, denominado Santos Dumont English Assessment, que é realizado através de situações de emergências e urgências que podem ocorrer na aviação.

*Conheça também nosso parceiro AeroSimulados e garanta a aprovação na Anac.

Assim como os pilotos e controladores de voo, a tripulação também pode precisar estabelecer uma comunicação com os passageiros em inglês. Portanto, para que haja um perfeito entendimento e completa satisfação, muitas companhias aéreas, a fim de se adequarem e oferecerem um serviço de qualidade, cobram a fluência no inglês.

Além disso, vários termos em inglês são constantemente utilizados para descrever ações relacionadas aos serviços aéreos. Veja abaixo alguns deles:

ETA – Estimated Time Arrival – (Horário estimado de chegada)

ETD – Estimated Time Departure – (Horário estimado de decolagem)

Catering – (serviço de fornecimento de refeições)

Check In – (registro de entrada do cliente)

Cockpit – (espaço na aeronave onde se localizam pilotos e copilotos)

Finger – (passarela que liga o portão de embarque a aeronave)

Galley – (local onde são embarcados alimentos e bebidas que serão servidos aos passageiros e tripulação)

Gate – (Portão de embarque)

Jump Seat – (assento retrátil na cabine de passageiros ou no cockpit)

Bin – (compartimento superior para acomodação das bagagens na aeronave)

Briefing – (reunião feita com a equipe para passar instruções sobre procedimentos)

LL – Lost Luggages (Bagagens Perdidas na tradução literal ou Achados e Perdidos) – Setor da companhia aérea onde são abertas ocorrências de perda, danificação ou extravio de bagagens

POB (Persons on Board) – número de pessoas a bordo

Push back – (deslocamento através de um equipamento auxiliar de sua posição de parada até a área de decolagem)

Slot – (direito a pouso e decolagem de uma aeronave em determinado espaço e horário no aeroporto)

Speech – (anúncio realizado nas salas de embarque ou na aeronave no qual são passadas informações importantes aos passageiros)

Standby – (direito a viajar dos funcionários de determinada empresa aérea, pagando um valor reduzido estando sujeito a disponibilidade de vagas no voo)

Taxiway – (faixa de pista em um aeródromo)

 

Outros termos podem ser encontrados no Anacpedia, glossário desenvolvido pela Anac para facilitar a consulta de palavras usadas na aviação civil.

 

Inglês para aviação – English for Aviation

O Inglês para aviação tende a ser mais técnico e exigir um prévio entendimento, em alguns casos até um nível intermediário ao avançado da língua. Uma forma de começar os estudos é focar em um curso geral do idioma para aprimoramento e ir estudando os termos técnicos e específicos da área por fora.

Nesse caso, o ideal é focar no vocabulário mais básico: partes da aeronave, frases mais utilizadas no voo, expressões comuns em diversas situações, etc. Com o tempo as palavras vão se tornar parte do seu vocabulário nativo.

É necessário lembrar que o Inglês para Aviação muda de acordo com cada área de atuação. Ou seja, temos o, comissários de bordo, controladores de tráfego aéreo, pilotos, mecânicos, equipes de solo das empresas aéreas e todos os demais.

A Cengage Learning tem um livro com o título: General English for Aviation. De acordo com a descrição, o conteúdo do livro foi pensado para ajudar os alunos a começarem no mundo da aviação enquanto desenvolvem suas habilidades de escuta e conversação para interagir com pessoas em comunicação em situação real. Além desse, existem outros títulos que podem te auxiliar nessa jornada de conhecimento, não deixe de conferir nossas indicações de livros sobre aviação aqui.

 

Jornada do conhecimento

O Inglês é o diferencial que pode separar você de uma grande oportunidade dentro da aviação civil. Com a forte demanda por profissionais fluentes no idioma, as escolas e cursos passaram a inovar na forma de ensinar inglês. Atualmente existem cursos de aprendizado mais rápido, direcionado para conversação. Também existem diversos aplicativos que funcionam como uma sala de aula online onde o aluno aprende inglês pelo celular.

Não deixe de se preparar! Dessa forma, em poucos meses e com muita disciplina é possível se preparar e afiar o inglês para decolar sua carreira.

 

AeroSimulados, a garantia da sua aprovação na prova da Anac!

1 Comentário

Deixar uma resposta