Estão abertas as inscrições do concurso para ingresso na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). Conheça um pouco mais sobre essa organização e como se preparar para fazer parte dela.
EEAR
Diretamente subordinada ao Diretor-Geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), a EEAR é a Organização do Comando da Aeronáutica que tem como função a formação de Graduados da Aeronáutica.
Existem diversas especialidades para serem ingressadas na EEAR. Siga lendo o artigo que nós vamos falar um pouco de a respeito de cada uma, mas primeiro precisamos falar sobre o que é necessário para ingressar.
A Prova
Para ingressar na EEAR é realizado um concurso para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS). Você também vai precisar ter o certificado ou diploma referente a especialidade que deseja se inscrever.
Vamos às especialidades.
ESPECIALIDADE: TOPOGRAFIA (STP)
Aqueles que se inscreverem para STP, serão aqueles profissionais que vão realizar serviços de apoio às áreas de Engenharia Civil e Arquitetura. Entre esses serviços de apoio estão a medição, a demarcação e o mapeamento de terras.
Também é possível ser chamado para atuar junto ao COMARA (Comissão de Aeroportos da Região Amazônica), realizando obras de construção e reforma no setor aeroportuário da região amazônica. Atendendo assim as necessidades de comunidades isoladas e auxiliando diversos órgãos públicos além das Forças Armadas.
Responsabilidades
Será de responsabilidade daqueles aprovados para a especialidade Topografia a operação de equipamentos de medição, entre eles distanciômetros e níveis de precisão.
Será necessário a realização de planilhas e cadernetas de campo para controle simultâneo das anotações; instalação e orientação de sinais remotos que são necessários para que medições sejam realizadas; realização de cálculos preliminares necessários para fechamento, controle e garantia das anotações realizadas em campo; leitura e interpretação correta de plantas, mapas e cartas topográficas; reconhecimento de campo para levantamento de áreas e realização de cálculos topográficos, planímetros, micro-computadores e calculadoras portáteis.
Para realizar tudo isso, o aluno vai realizar o curso na EEAR onde ele vai estudar topografia básica e prática, além de desenho, instalações elétricas, dentre outras matérias.
ESPECIALIDADE: PAVIMENTAÇÃO (SPV)
O profissional aprovado para a especialidade de pavimentação vai executar serviços similares aos aprovados na especialidade de topografia, também auxiliando as áreas de Engenharia Civil e Arquitetura.
Responsabilidades
Esse profissional vai precisar ler e interpretar plantas, auxiliar na listagem de materiais necessários à construção de pavimentos, preparar esquemas de diversos serviços de pavimentação a serem realizados, medições de atrito, além de vistorias, perícias e fiscalizações.
O aluno dessa especialidade vai realizar o curso na EEAR para aprender sobre materiais de construção, desenho, instalações elétricas, concreto e agregados, dentre outras matérias.
ESPECIALIDADE: OBRAS (SOB)
O aprovado para a especialidade de obras vai executar serviços que também vão auxiliar as áreas de Engenharia Civil e Arquitetura.
Responsabilidades
Além de entender praticamente tudo sobre materiais de construção e suas propriedades, esse profissional vai visitar terrenos para realizar medidas e coleta de dados, consultar a seção competente da prefeitura local sobre as exigências e restrições de lotes.
Esse profissional também vai precisar elaborar anteprojetos e projetos definitivos, entender sobre instalações hidráulicas, sanitárias, elétricas e adaptadas para deficientes físicos.
ESPECIALIDADE: INFORMÁTICA (SIN)
Nessa especialidade o aluno ter entre seus conhecimentos a lógica de programação, desenvolvimentos Web, saber algumas linguagens de programação como linguagem PHP e saber utilizar formulários HTML e PHP.
Deve também entender sobre sistemas operacionais como o Linux, sistemas de gerenciamento de banco de dados, programação orientada a objetos, manutenção de computadores e redes de computadores.
Responsabilidades
O profissional desta especialidade estuda os objetivos do programa, analisa as especificações e instruções recebidas, assim verificando a natureza dos dados de entrada a serem tratados e esquematizados para a fluidez do programa. Além de elaborar fluxogramas lógicos e detalhados, também é necessário estimar tempo e custo de uma programação.
Durante o curso na EEAR o aluno vai estudar princípios de ondulatória e radiopropagação, princípios de eletricidade e eletromagnetismo, entre outras matérias.
ESPECIALIDADE: ELETRÔNICA (BET)
O aluno matriculado em eletrônica vai aprender sobre a natureza da eletricidade, padrões elétricos, corrente, resistência, potência, além de leis e teoremas como as Leis de Kirchhoff e os teoremas de Norton, Thevenin e Superposição.
Responsabilidades
Esse é o profissional que será responsável por executar serviços técnicos em equipamentos eletrônicos. Entre esses serviços estão a manutenção, instalação, remoção e inspeção desses equipamentos.
Também será responsável por coordenar a utilização de diagramas, desenhos e publicações técnicas, especificar produtos químicos de limpeza, proteção e lubrificação de peças de equipamentos eletrônicos sensíveis.
ESPECIALIDADE: ELETROMECÂNICA (SEM)
O profissional da eletromecânica será aquele responsável por realizar serviços de manutenção em viaturas e outros equipamentos. Principalmente a manutenção das máquinas é de extrema importância.
Responsabilidades
Cuidar e dar manutenção em máquinas, ferramentas e aparelhos de medidas. Testar e manter grupos-geradores, motores auxiliares de partida, motores de combustão interna e componentes mecânicos e elétricos de viaturas.
ESPECIALIDADE: METALURGIA (SML)
O profissional de metalurgia da EEAR realizará todo serviço de usinagem, assim como a fabricação de peças mecânicas e reparos em acessórios aeronáuticos como soldagem, entre outros.
Responsabilidades
Entre as responsabilidades desse profissional estão a inspeção, definição e reaproveitamento de peças, recuperação de material, operação de ferramentas, máquinas e equipamentos. O mesmo também terá a função de executar tratamentos térmicos, soldas, cortes, dobragem e estampagem assim como reparos em acessórios e peças de aeronaves.
ESPECIALIDADES: CARTOGRAFIA (SCF)
Esta especialidade forma especialistas na confecção de cartas aeronáuticas para voo por instrumentos e visual.
Responsabilidades
O especialista em cartografia da Força Aérea Brasileira (FAB) é responsável pelo conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas baseadas nos resultados de observações diretas ou de análise de documentação. Ele visa preparar projetos, cartas aeronáuticas e entre suas atribuições também estão o manuseio de imagens de satélite para fins cartográficos.
Este profissional realiza a representação do território brasileiro por meio de cartas elaboradas que são indispensáveis para o tráfego aéreo.
ESPECIALIDADE: INFORMAÇÕES AERONÁUTICAS (SAI)
O profissional do SAI opera da Sala Aeródromo, que é um órgão do Sistema de Controle do Espaço Aéreo e realiza tarefas de prestação de serviço de informações aeronáuticas sempre de acordo com as normas e métodos recomendados pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).
Responsabilidades
Coletar, selecionar e compilar os dados necessários à atualização de publicações contendo informações aeronáuticas, além de realizar o preparo de boletins de informações prévias e planos de voos. O profissional de informações aeronáuticas é também responsável pelo manuseio e interpretação de diversos tipos de cartas aeronáuticas, precisando também propor correções quando necessárias, a fim de garantir a regularidade, eficiência e segurança.
Carreira Militar
Uma vez que o curso de formação esteja concluído, aquele que desejar seguir carreira na aeronáutica será promovido a cada sete anos, indo de terceiro sargento até suboficial.
O suboficial ou primeiro sargento pode por sua vez concorrer ao Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) para alcançar o posto de capitão, um oficial das forças armadas.
Deseja ingressar na carreira militar? Conheça a melhor plataforma de simulados para concursos militares da internet: o VetorMilitar.