A Embraer anunciou recentemente uma modificação na denominação do KC-390. A mudança realizada foi a perda da letra “K” em seu nome. O que poucos sabem é que cada letra das siglas que batizam as aeronaves possuem um significado, e a Embraer acredita que o outrora KC-390 deveria ser mais valorizado pela representação da letra “C”. Assim, remove-se o “K” (do inglês tanker), que indica avião de reabastecimento aéreo, e enfatiza-se o “C”, de cargo (ou avião cargueiro).
Rebatizada de C-390 Millenium, a aeronave multimissão da Embraer mantém suas características tanto para uso civil (certificado ANAC) quanto para uso militar (certificado DCTA/IFI). Saiba mais sobre o maior avião brasileiro.
O objetivo da produção do C-390 Millenium é o desenvolvimento de aeronaves de transporte militar e de reabastecimento em voo para substituição dos Hércules C-130. Com capacidade para operar em pistas não pavimentadas em qualquer lugar do planeta, como Antártida, Amazônia e Pantanal, o C-390 Millenium apresenta sistemas de autodefesa que o tornam menos suscetível a ameaças em ambiente hostil. A nova aeronave representa uma das mais importantes ferramentas da Força Aérea Brasileira para o cumprimento de sua missão constitucional na Dimensão 22, provendo mobilidade estratégica à FAB. O desenvolvimento do C-390 faz do Brasil protagonista entre os fabricantes de equipamentos de defesa no mundo, além de tornar possível exportações de um produto de alto valor agregado.
Em 4 de setembro, a Força Aérea Brasileira recebeu na Ala 2, em Anápolis (GO), a maior aeronave militar desenvolvida e produzida no Hemisfério Sul. As características multimissão do C-390 ajudarão a FAB a desempenhar sua missão de Controlar, Defender e Integrar 22 milhões de quilômetros quadrados.
Desenvolvida pela Embraer Defesa e Segurança, a nova aeronave multimissão da FAB possui uma das mais modernas propostas da categoria. As duas primeiras unidades, já entregues à Ala 2, em Anápolis (GO), fazem parte de um total de 28 aeronaves que irão compor a frota da FAB.
O C-390 é robusto e apresenta alta capacidade tecnológica, e foi concretizado a partir do conceito e ideias de pilotos e engenheiros da FAB que desejavam superar demandas acima das já cumpridas pelo C-130 Hércules.
Produzidos com uma configuração para atuações em diferentes cenários e com tecnologia de ponta, as aeronaves irão cumprir missões de transporte de carga e de tropa, lançamento de paraquedistas, reabastecimento em voo, apoio a missões humanitárias, combate a incêndios florestais, busca e salvamento e evacuação aeromédica.
Por causa de sua capacidade multimissão, os pilotos de C-390 foram selecionados de acordo com as competências adquiridas em suas Aviações de origem, sejam Caça, Patrulha, Reconhecimento ou Transporte. Dessa forma, criou-se um grupo formado por militares de diferentes organizações da FAB com a proposta de atuar no projeto do jato e realizar sua implantação operacional. Além de pilotos, também atuam no grupo mestres de carga, operadores de equipamentos especiais e mecânicos. O C-390 é o resultado de um esforço conjunto entre a FAB e a Embraer, que apostaram no investimento em ensino e pesquisa para obter profissionais altamente qualificados em território nacional.
Capacidade e Versatilidade
O C-390 possui capacidade de transportar até 23 toneladas, em velocidade máxima de 870km/h, o que redefine o modelo de operação de uma aeronave de transporte em ambientes variados, pistas não preparadas e com uma autonomia destacável. Com uma carga de 23 toneladas a bordo, o jato é capaz de voar até 2.730km de distância. Caso a carga seja de 14 toneladas, o alcance aumenta para 4.914km, o suficiente para sair de Manaus (AM) e chegar até a Cidade do México ou Santiago, no Chile. Quando sem carga, em voo de traslado, a aeronave é capaz de percorrer até 5.958km de distância. Esses números são alcançados devido aos tanques do jato serem capazes de levar 23,2 toneladas de combustível, além de o avião também poder ser reabastecido em voo.
As medidas do compartimento de carga do C-390 são 18,5 metros de comprimento, 3,45 de largura e 2,95 de altura. Esse espaço é suficiente para acomodar equipamentos de grandes dimensões, blindados, peças de artilharia, armamentos e até mesmo aeronaves. O jato apresenta ainda todos os acessórios necessários para tornar mais fácil o carregamento, a retenção e o descarregamento de cargas, como anéis para amarração, bandejas de roletes, trilhos e sistemas de travas eletrônicas de fixação, todos completamente compatíveis com os equipamentos de transporte aéreo militar pré-existentes. A aeronave também tem a capacidade de levar 80 militares equipados; ou 64 paraquedistas em uma configuração de transporte de tropa; ou, ainda, 74 macas e equipe médica em uma configuração de evacuação aeromédica.
O C-390 possui equipamentos necessários para a transferência de parte do combustível para outras aeronaves, podendo fazer duas operações de reabastecimento em voo ao mesmo tempo. O C-390 é capaz, inclusive, de reabastecer outro C-390, ampliando assim a autonomia do segundo. Essa capacidade de reabastecimento em voo coloca o jato em um patamar de alcance global e possibilita deslocamento logístico em tempo de paz ou de conflito, a ser feito sem paradas em aeroportos intermediários, otimizando as operações aéreas.
Tecnologia de Ponta
Desenvolvido para ser uma aeronave de transporte militar com tecnologia de ponta embarcada, o avião tem pilotagem facilitada pelo sistema de comando de voo eletrônico fly-by-wire que dá mais eficiência para pilotagem, além de proporcionar uma integração com os demais sistemas. Podemos usar o lançamento de carga como exemplo. A utilização dos controles eletrônicos mensura o comportamento da aeronave durante a missão, que responde a essa dinâmica e repassa as informações ao piloto. O novo avião da FAB foi concebido com a finalidade de que todas as missões sejam realizadas com as capacidades e tecnologias existentes no avião.
Já na configuração do cockpit, são cinco displays, com telas que facilitam a navegação do piloto e a atuação nos comandos. O desenvolvimento do sistema de aviônicos pela empresa norte-americana Rockwell Collins dispensa o uso de relógios, medidores e termômetros. O avião é equipado também com um avançado radar tático, com funcionalidades Spot SAR, modos de meteorologia e ar-ar.
Sua expressiva autonomia permite que o avião seja utilizado também para missões de busca, com horas de voo dedicadas, por exemplo, à localização de uma embarcação naufragada. Para uma missão como essa, além de contar com postos de observação, a aeronave é equipada com o radar Gabbiano T20, instalado em seu nariz. No modo de acompanhamento de alvos, o equipamento é capaz de rastrear mais de 200 embarcações simultaneamente, podendo ainda ser utilizado no combate às atividades ilegais, como pesca predatória e pirataria. Também é possível usar o radar para a identificação de manchas de óleo ou para realizar o mapeamento de áreas terrestres.
Certificação
O C-390 recebeu, em 2018, a certificação de Tipo de Aeronave da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que possibilita que a aeronave possa ser comercializada e operada em todo o território nacional. A ANAC emite a certificação de tipo quando o projeto da aeronave demonstra ter cumprido todos os requisitos operacionais, de segurança e de proteção ambiental obrigatórios para a operação. Isso evidencia que o nível de segurança da aeronave é compatível com os padrões internacionais e possibilita a comercialização no Brasil do modelo certificado e sua inserção no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).
Carreira
A Força Aérea Brasileira continua escrevendo sua história nos ares do Brasil. E você tem a chance de fazer parte da história da aviação nacional. Inscreva-se nos nossos simulados e garanta acesso a maior e mais atual ferramenta de auxílio para a prova teórica da ANAC.
Carreira nos céus
Se a sua ambição é seguir carreira no mundo da aviação, seja como piloto, comissário ou mecânico de voo, confira todo o passo a passo para realizar a sua prova da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) em nosso artigo.
Para estar preparado ao máximo para a prova da ANAC, realize simulados na maior e melhor plataforma de simulados da internet. No AeroSimulados o estudante pode adquirir um pacote de créditos para realizar os simulados, aumentando muito suas chances de aprovação. A base do AeroSimulados possui mais de 15 mil questões atualizadas, com base legal e desenvolvidas pelos melhores professores.
Além disso, a aprovação é garantida! Realizando ao menos 50 provas e sendo aprovado em 50% delas, o AeroSimulados garante a sua aprovação ou dinheiro de volta.
Com essa plataforma online você acessa e realiza as provas dos simulados sempre que quiser. Dessa forma, otimizar os estudos fica muito mais fácil!
Conheça hoje mesmo a ferramenta que mais aprova no Teste Teórico da ANAC.
Fonte: http://www.defesanet.com.br/kc390/noticia/35462/KC-390-para-C-390-MILLENNIUM–o-que-mudou-/
Fonte, ficha técnica e imagens da aeronave: http://www.fab.mil.br/kc390/