Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o número de mulheres com licença para voar como piloto comercial de avião teve um aumento de 64% de 2015 a 2018, passando de 261 para 428.

Crescimento da presença feminina como piloto comercial no mercado aéreo brasileiro é de 64% em três anos.

Mesmo com esse crescimento, o setor de aviação brasileiro ainda é muito masculinizado. As mulheres continuam a ser minoria na classe dos pilotos, representando apenas 3% com licença para voar, enquanto os homens representam 97%. Na categoria piloto de linha aérea, levando em consideração o topo da carreira, as mulheres ocupam menos de 1%, somente 49 de um total de 5.211 licenças.

Mas ainda que o número de pilotos homens seja nitidamente maior, há uma tendência e um crescimento da participação feminina.

A maior parte do preconceito sofrido por pilotos mulheres vem de passageiros que não estão acostumados a vê-las comandando uma aeronave.

O principal impeditivo para que mais mulheres entrem na profissão de piloto é a falta de divulgação. A aviação ainda é tratada com muito glamour, mesmo sendo uma profissão como qualquer outra.

A primeira equipe inteiramente composta por pilotos mulheres foi formada pela Avianca, em 2018, através do programa Donas do Ar. Porém, devido à crise financeira da companhia aérea, o projeto, que promovia treinamento e contratação, além da divulgação da profissão, foi colocado em espera.

Em contrapartida, as mulheres são maioria na classe aeronáutica dos comissários de bordo, composta por 7.005 mulheres (66%) e apenas 3.637 homens (34%). A presença de comissários masculinos vem aumentando levemente.

Padrões estéticos

Uma marca da aviação é a existência de um código de vestimenta e de padrões estéticos de elegância. No entanto, essas regras têm mudado com a entrada e consolidação das mulheres no mercado aéreo.

Um exemplo é o da empresa aérea britânica Virgin Atlantic, que extinguiu a necessidade de maquiagem para sua tripulação feminina, e possibilitou também o uso de calças. Segundo a empresa, a atitude foi tomada para que comissárias tenham mais conforto ao trabalhar, assim como para que se sintam mais livres para “se expressar no trabalho”. Aqui no Brasil, a calça já pertencia ao uniforme feminino das principais empresas aéreas atuantes no país, porém, a maquiagem continua sendo recomendada em grande parte das companhias.

No mercado nacional, a tripulação deve seguir normas de apresentação e de tratos com os cabelos e unhas. Os uniformes dos tripulantes são selecionados pelas companhias aéreas seguindo o grau de formalidade que eles desejam apresentar.

As principais companhias aéreas do Brasil possibilitam que as comissárias optem entre calça, vestido e saia para portar o uniforme.

Carreira na aviação

Independente de qual a profissão de interesse na Aviação a apresentação pessoal é bastante importante. Isso se deve ao fato dos Comissários de Voo, Pilotos, Agentes de Aeroporto e Despachantes, lidarem muito com a imagem.

Além disso, a preocupação com a imagem é importante para o passageiro confie que está diante de uma empresa que preza pelo bom tratamento.

Antes de enviar o currículo profissional procure conhecer como é o padrão da empresa que você deseja trabalhar. Apesar de todas manterem os cuidados de apresentação pessoal, não existe um padrão oficial.

As constantes inovações tecnológicas têm feito do setor aéreo um dos mais promissores nos últimos anos, especialmente para quem deseja seguir carreira em uma grande companhia aérea. No entanto, essas mudanças trazem algumas exigências para os profissionais da área.

Se deseja seguir carreira na aviação continue acompanhando nossos textos e sobrevoe um mundo de possibilidades, descubra carreiras, e se prepare no AeroSimulados, a melhor e mais atual ferramenta de auxílio ao estudo para a realização da prova teórica da ANAC.

No AeroSimulados o estudante pode adquirir um pacote de créditos para realizar os simulados, aumentando muito suas chances de aprovação. A base do AeroSimulados possui mais de 15 mil questões atualizadas, com base legal e desenvolvidas pelos melhores professores.

Além disso, a aprovação é garantida! Realizando ao menos 50 provas e sendo aprovado em 50% delas, o AeroSimulados garante a sua aprovação ou dinheiro de volta.

Com essa plataforma online você acessa e realiza as provas dos simulados sempre que quiser. Dessa forma, otimizar os estudos fica muito mais fácil!

Conheça hoje mesmo a ferramenta que mais aprova no Teste Teórico da ANAC

 

 

 

 

 

 

 

Deixar uma resposta