Foi proposto pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no dia 13 de maio um pacote de resgate às companhias aéreas do Brasil no valor de R$ 4 bilhões. Esse valor é bem abaixo do montante que foi inicialmente previsto, segundo fontes próximas às entidades e com bom conhecimento do assunto.

O plano inicialmente giraria em torno de uma linha de crédito de R$ 10 bilhões. O valor foi reduzido porque as companhias aéreas ficaram relutantes em aceitar uma maior diluição de ações em troca de empréstimos maiores por parte dos bancos privados.

Da forma que a situação se encontra atualmente, as companhias Gol e Azul devem receber o auxílio de R$ 2 bilhões cada. Apesar de ter recebido a mesma oferta, não é certo que um acordo será alcançado com a Latam Airlines.

Devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19) as companhias aéreas foram forçadas a aterrar a maior parte de suas frotas, gerando enormes prejuízos.

 

 A união faz a força

O montante que será recebido por cada empresa virá da soma de 60% do BNDES, 10% dos bancos privados e o restante virá de investidores do mercado de capitais. Mas, segundo fontes, o plano ainda pode mudar.

Esse pacote de ajuda será realizado por meio da emissão de bônus de 5 anos, com um período de carência de 1 ano para o pagamento de juros. Assim como instrumentos que podem ser convertidos em ações.

Segundo fontes, será obtido pelos bancos e investidores um retorno de mais de 14% ao ano da taxa de referência interbancária do Brasil (CDI).

 

Azul analisa nova proposta

Disse a companhia aérea Azul que recebeu uma nova proposta do BNDES e que essa nova proposta está sob análise pela companhia.

 

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