Com base em pesquisas recentes, a profissão de piloto de avião precisará repor seus profissionais nos próximos anos. O setor enfrentará um desafio para atender a forte demanda de todo o sistema aéreo.
Segundo a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO, na sigla em inglês), agência especializada da ONU, em 15 a 20 anos o setor da aviação civil precisará repor 620 mil de seus pilotos comerciais/pilotos de avião. A forte demanda está ligada aos novos hábitos mundiais: estamos voando cada vez mais e formando menos profissionais da área.
Em 2017, de acordo com a Associação Internacional de transporte Aéreo, tivemos 4,1 milhões de passageiros. E a estimativa é que esse número aumente para 7,8 nos próximos anos. Esse crescente fluxo tem afetado algumas companhias aéreas por falta de profissionais capacitados.
A Emirates, uma das maiores companhias aéreas mundiais, anunciou em março, deveria deixar algumas aeronaves fora de serviço por motivos relacionados às escalas de pilotos.
Entre os motivos encontrados para escassez de pilotos comerciais está na formação. O aspirante a piloto muitas vezes precisa custear os gastos dos treinamentos para aperfeiçoamento até ter as horas suficientes de voo para pilotar as aeronaves maiores.
Especialistas avaliam que será uma oportunidade para o setor tratar o desequilíbrio entre mulheres e homens na profissão de piloto. De acordo com a A Air Line Pilots Association International, o maior sindicato do setor de aviação, estima que uma média de 5% dos pilotos em todo o mundo sejam mulheres.
Diante dos dados acima, a tendência é que a carreira de piloto de avião se torne uma das mais requisitadas nos próximos anos.
O momento é propício para quem deseja seguir carreira nessa área, mas quais são os principais desafios encontrados para se tornar um piloto de avião? Leia a seguir.
Como se tornar um Piloto de Avião
Para chegar a pilotar um avião comercial existem alguns caminhos a serem percorridos. É preciso passar por testes teóricos, práticos e exames médicos, e todas as etapas são acompanhadas de perto pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), além de muitas horas de voo.
O aspirante a Piloto deve ter no mínimo 18 anos, certificado de avaliação física e ensino médio completo. A princípio não é necessário ter curso superior para virar piloto, apenas o Ensino Médio completo. No entanto, ter uma faculdade e inglês afiado poderá te trazer um diferencial na hora de um processo seletivo.
Apesar de não ser cobrado o Ensino Superior, existem dois cursos universitários que podem agregar muito no seu currículo. O curso de grau Bacharelado de Ciências Aeronáuticas com duração de 4 anos que pode ser encontrado em algumas instituições públicas e privadas no Brasil. Outro curso que dá uma visão da setor é o curso tecnólogo em Pilotagem Profissional de Aeronaves, com duração de 2 anos.
Qual o primeiro passo para se tornar Piloto Comercial?
O primeiro passo é se tornar um piloto privado em uma escola reconhecida pela ANAC. O curso Teórico para Piloto Privado é onde o aluno terá contato com as noções de Regulamentos de Tráfego Aéreo (VFR), Aerodinâmica e Teoria de Voo, Meteorologia, Navegação Aérea (NFR) e Conhecimentos Técnicos. De modo geral o curso é dividido em uma parte teórica e outra prática. Após concluir essa primeira etapa o interessado poderá prestar a prova da ANAC, obtendo a aprovação de 70% na avaliação, poderá fazer suas primeiras 40 horas de voo.
Para essa prova o candidato precisa ter dedicação e agregar todos os conhecimentos possíveis, inclusive, é interessante investir em outras formas de estudo. Uma delas é a resolução de simulados com questões similares às da prova da ANAC.
Uma das melhores ferramentas de simulados para a prova da Anac atualmente é o AeroSimulados. São mais de 15 mil questões atualizadas com base nas provas da ANAC. E o melhor: garantia de aprovação ou o investimento é devolvido! Saiba mais aqui.
Ao final do curso prático, sendo aprovado na prova da ANAC e possuindo o Certificado de Capacidade Técnica (CCT/Banca Anac), o aluno poderá realizar o voo de check. Caso seja aprovado, poderá pilotar aviões monomotores sem exercer atividade remunerada. Para seguir carreira como piloto é necessário o curso de Piloto Comercial e o processo é similar ao de certificação de Piloto Privado.
Para ser Piloto Privado o candidato deve possuir Certificado de Saúde, Curso teórico e no mínimo de aproveitamento de 70% na prova da Anac. Após isso é necessário investir nas horas de voo. Quanto mais você voar, mais chances vai ter de crescer na carreira. É necessário em média 40 horas de prática para conseguir licença para pilotar um avião monomotor. Agora se o desejo é comandar uma aeronave de empresa aérea comercial, pode ser necessário acumular 1.500 horas de voo, em média.
Piloto Comercial
A carreira de piloto de avião está associada a altos salários e a um ritmo dinâmico de trabalho, o que faz tantos se apaixonarem pela profissão. Quer decolar sua carreira como Piloto Comercial?
Abaixo listamos algumas das principais etapas para obter a licença e seguir carreira na área da aviação.
1 – obter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 1ª classe ou superior. O exame médico deve ser feito em clínicas credenciados pela ANAC.
2 – concluir, com aproveitamento, curso teórico de piloto comercial de avião, aprovado pela ANAC.
3- ser aprovado em exame teórico da ANAC.
4 – concluir a experiência de voo mínima requerida.
5 – realizar a instrução prática de voo, com instrutor de voo, devidamente habilitado.
6- ser aprovado em exame de proficiência, também conhecido como cheque, que avalia o conhecimento prático do candidato.
Como toda e qualquer profissão, a de Piloto também tem cursos específicos de especialização. Esses cursos, além de enriquecer o currículo do Piloto também pode garantir boas oportunidades nas companhias aéreas.
Prova da ANAC
Comece hoje mesmo a estudar e decole sua carreira com o AeroSimulados! Os melhores professores para elaboração de questões com base legal, 100% online para se adaptar a sua rotina de estudos, aprovação garantida. Acesse