Se dividirmos os voos na Europa entre Airbus, Boeing ou qualquer outra fabricante de aeronave, vemos que a Airbus tem aumentado constantemente sua participação nos voos nos últimos dez anos. A Airbus ultrapassou a Boeing em participação de mercado por volta de 2011 e, depois, todas as outras juntas por volta de 2014.
Um estudo recente do Eurocontrol, no entanto, constatou que, no ano passado, essa dinâmica se inverteu. A entidade, que é responsável pelo tráfego aéreo na Europa, relata que os cortes das companhias aéreas em resposta à pandemia abalaram as ações de diferentes segmentos de mercado, com os voos exclusivamente de carga se tornando uma parcela muito maior.
O gráfico mostra que algo semelhante acontece aqui, com a participação de mercado da Airbus caindo bem mais do que a da Boeing. As razões apontadas pelo Eurocontrol para isso incluem:
1. Os voos de longo curso, dominados pela Boeing e Airbus, foram radicalmente cortados, reduzindo sua participação de mercado em comparação com outros fabricantes. Aqui, a participação de mercado da Boeing se manteve melhor, com muito mais voos de Boeing 777 e 747 do que Airbus 330 e 380.
2. Os voos de curta distância, principalmente os domésticos, aguentaram melhor. A maioria deles é feita por aeronaves menores, que não são nem da Airbus nem da Boeing. O exemplo mais marcante é que, de abril a junho de 2020, a aeronave não Airbus ou Boeing mais movimentada foi o helicóptero S92 Sikorsky. Isso porque, mesmo com os lockdowns na Europa, as plataformas de petróleo ainda precisaram de muita conectividade com a terra firme.
3. No início de 2021, a ordem ainda não voltou ao pré-COVID. De fato, conforme as perspectivas de tráfego enfraquecem novamente, essa volta ao normal pode demorar um pouco.
Detalhe do Estudo: O Eurocontrol deixou os helicópteros Boeing e Airbus em ‘outros fabricantes’. As designações das aeronaves mudam com o tempo: o Airbus A220 passou a ser rotulado como ‘Airbus’, em vez de ‘Bombardier’. O ATR, embora seja uma joint venture para a Airbus, é classificada em ‘outros’. ‘Europa’ é o espaço aéreo dos estados membros da Conferência de Aviação Civil Europeia. Os dados incluem uma pequena proporção de sobrevoos da Europa.