Uma das etapas importantes da formação de um Comissário de Bordo é o treinamento de sobrevivência, onde é ensinado primeiros socorros e noções de sobrevivência na selva e no mar.
O Comissário de Bordo precisa desenvolver um perfil composto de competências, habilidades e atitudes. Esse profissional terá que estar apto para zelar pela segurança dos passageiros em todas as situações.
Para isso, é exigido que ele passe por alguns treinamentos antes de assumir sua função. Um dos mais importantes é o treinamento de sobrevivência na selva e no mar. Onde o comissário de bordo aprenderá como agir em casos de acidentes aéreos.
Dentro do treinamento são ensinadas noções de gerenciamento de crises, primeiros socorros e sobrevivência na selva e no mar. Dessa forma ao final do curso, o comissário deverá estar apto a comandar e auxiliar os sobreviventes na busca por comida e abrigo até o resgate.
Além disso, para fazer a prova da ANAC e se tornar um Comissário de Bordo é obrigatório o certificado do curso de treinamento de sobrevivência na selva e no mar. Saiba mais abaixo.
SOBREVIVENDO EM ACIDENTES AÉREOS
Sabe-se que o avião é um dos meios de transporte mais seguros do mundo. Porém, em uma situação de acidente aéreo são raros os casos onde existam sobreviventes.
No entanto, em casos de acidente com sobreviventes o comissário de bordo deve estar preparado fisicamente e mentalmente para auxiliá-los.
O treinamento de sobrevivência para comissários de voo costuma ser realizado em um local isolado, simulando um acidente em mata fechada e alto mar.
Dessa forma, os futuros profissionais de aviação terão uma experiência o mais fiel possível de um possível acidente aéreo, entendendo as reais necessidades e como agir em situações de perigo.
No curso de treinamento de sobrevivência na selva o futuro profissional aprenderá como fazer armadilhas para capturar animais e fazer fogo de forma rudimentar.
Dessa forma, o Comissário de Bordo saberá preparar alimento, aquecer e espantar possíveis animais selvagens até o resgate.
Durante o treinamento de sobrevivência é avaliado o comportamento dos futuros profissionais da aviação. É levado em conta a reação em situações de lesões, afogamento e ataques de animais.
Todo o curso exige preparo físico e motivação por parte do profissional, mas não será um empecilho para aqueles que realmente querem seguir carreira na aviação.
SOBRE O CURSO DE SOBREVIVÊNCIA NA SELVA E NO MAR
Conheça as competências, habilidades e atitudes cobradas no curso de sobrevivência na mata e no mar. O Comissário de Bordo deve saber tanto na teoria quanto na prática o que deve-se fazer em uma situação de emergência com passageiros sobreviventes.
Abaixo listamos alguns tópicos do curso:
1) NA SELVA
Quais são as ações imediatas do Comissário de Bordo após um acidente aéreo na Selva com sobreviventes?
Após o acidente aéreo na mata as ações que devem ser tomadas pela tripulação são: afastamento da aeronave, acionamento do radiofarol de emergência, abertura do Conjunto de Sobrevivência na Selva, prestação de primeiros socorros e reunião dos demais recursos de sinalização de emergência.
Após as ações imediatas qual o próximo passo?
Obtenção de abrigo, fogo, água e alimentos. Procedimentos que evidenciem os cuidados relativos ao vestuário, cuidados para evitar a fadiga, cuidados para a prevenção da desidratação e cuidados com o asseio.
Realizar a triagem de vítimas:
- Executar os procedimentos destinados à hemostasia.
- Limpar e realizar curativos de traumatismos superficiais e de traumatismos profundos.
- Imobilizar membros fraturados, com entorse e/ou luxados.
- Executar procedimentos adequados com os mortos.
- Aplicar, cada uma das técnicas adequadas para transporte de feridos, traumatizados ou não – cadeirinha, maca, padiola, arrasto, arrasto em manta, apoio, nas costas, nos braços e bombeiro.
Sinalizar o local:
- Sinalização diurna com uso de foguete sinalizador, megafone, fumaça negra, apito, espelho, recursos naturais (sinais terra-ar e outras modificações na paisagem).
Obtenção de abrigo:
- Construção de abrigo com materiais da aeronave e/ou recursos previamente disponíveis no meio
- Limpeza do acampamento, demonstrando cuidados com a higiene
- Procedimentos que evidenciem o atendimento às recomendações sobre a vigília
Obtenção e utilização de fogo:
- Obter fogo utilizando fósforos, isqueiros, iscas, breu vegetal, lentes, pilhas e/ou por atrito.
Obtenção e purificação de água doce:
- Identificação de fontes de água doce: por meio de áreas baixas, pela existência de vegetação que sintetiza (produz) água e de vegetação que acumula água e pela movimentação de animais (mamíferos, aves e insetos)
- Captação de água doce utilizando vegetais que sintetizam (produzem) água e vegetais que acumulam água e coletando de rios e/ou lagos
- Purificação de água doce com utilização de fogo (fervura) e com o uso de purificadores de água
Obtenção e preparo de alimentos de origem animal
- Construção de recursos materiais para pesca: vara de pesca, anzol, arpão de ponta dupla e zagaia
- Abate e preparo de ave
Deslocamento:
- Deslocamento na selva através de orientação pelo relógio (hemisfério sul), pelo sol e pela bússola
- Demonstração de deslocamento na selva através de orientação pelo relógio, simulando localização no hemisfério norte
2) NO MAR
Equipamentos individuais de flutuação:
- Reconhecer e utilizar o assento flutuador e colete salva-vidas
- Citar a finalidade de cada um dos componentes do colete salva-vidas.
- Utilizar o colete salva-vidas, inclusive em deslocamentos individuais e coletivos, em resgate individual de sobrevivente consciente e de sobrevivente inconsciente e aplicando a técnica de agrupamento.
Equipamentos coletivos de flutuação:
- Reconhecer o barco/bote salva-vidas.
- Saber cada um dos componentes do barco/bote salva-vidas.
- Fixar na aeronave o barco/bote salva-vidas.
- Retirar da aeronave o barco/bote salva-vidas.
- Descrever as fases de utilização do barco/bote salva-vidas.
- Comandar, através de palavras e gestos, as ações de pegar os coletes salva-vidas, vesti los, sair dos assentos, inflá-los e sair da aeronave.
- Comandar, através de palavras e gestos, as ações de retirar os assentos, agarrá-los e sair da aeronave.
- Realizar todos os procedimentos relativos à utilização do barco/bote salva-vidas
fonte: http://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/profissionais-da-aviacao-civil/arquivos/mca5811.pdf/view
Exame da Anac
O certificado do curso de sobrevivência na selva e mar é uma exigência para fazer o exame da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Conte com o parceiro AeroSimulados para garantir sua aprovação no exame!