A companhia aérea Avianca Brasil, a quarta maior do país, está passando por momentos de crise. Com dívidas de quase R$ 100 milhões só com aeroportos, a companhia recorreu a uma recuperação judicial para manter aviões.

 

A Avianca Brasil enfrenta crise, com dificuldade de manter obrigações com concessionárias de aeroportos e forte pressão para devolver aeronaves. Segundo levantamento, estima-se que a dívida com aeroportos seja milionária, só em Guarulhos são R$ 25 milhões.

Além disso, nas últimas semanas, a justiça pressionou a companhia a devolver 11 aviões  a empresa de aluguel de aeronaves. Essa quantidade aviões é equivalente há quase 18% da sua frota.

No entanto, a companhia aérea Avianca entrou com uma recuperação judicial. A medida impediu que a empresa tivesse que devolver os aviões para a Constitution Aircraft, subsidiária da americana Aircastle, de aluguel de aeronaves.

 

Quase R$ 500 milhões em dívidas

 

As dívidas somadas da companhia aérea Avianca somam quase R$ 500 milhões. Entre elas estão pendências com aeroportos brasileiros, públicos e privados, que chegam a quase R$ 100 milhões.

Além disso, outra situação preocupante são os débitos com subsidiárias americanas de aluguel de aeronaves. Em dezembro do ano passado, a Avianca teve que devolver duas aeronaves Airbus A330 para as empresas de arrendamento.

Após uma audiência de conciliação, entre representantes da companhia aérea e arrendadores de aeronaves, o processo de recuperação judicial foi suspenso. Na ocasião, foi definida a suspensão até o dia 1 de fevereiro.

A Avianca deverá apontar formas de pagamento das dívidas vencidas até essa data. Durante a audiência, a empresa também informou que irá acertar parcelas do leasing das aeronaves com vencimento em fevereiro.

 

Voos internacionais cancelados

 

Em consequência da crise, Avianca Brasil  informou o cancelamento de voos para alguns destinos internacionais. Entre eles estão: Santiago, no Chile, Miami e Nova York, nos Estados Unidos, em voos com saída de Guarulhos, São Paulo.

Segundo a empresa, o reembolso será feito aos passageiros que compraram passagem para os destinos mencionados. A data para o fim das operações de voo para esses locais está prevista para 31 de março.

Além disso, os clientes ainda podem optar por viajar em outras companhias. Aos passageiros que compraram a passagem após essa data, terão o caso atendido pela companhia buscando a melhor resolução.

O único destino internacional que permanece atendido pela Avianca será Bogotá. Os outros destinos contemplados continuam com suas operações normalizadas.

Em nota a empresa reforça que todos os demais 26 destinos estão preservados e que continua operando normalmente, com mais de 240 voos diários.

 

Do crescimento até a crise

 

A empresa aérea Avianca estava demonstrando crescimento acelerado. Encerrando 2015 com 10,5% do mercado doméstico e menos de 1% no internacional. Se comparado com hoje, sua participação no mercado nacional chega a 13,55% e, no internacional, 7,72% (competindo com empresas brasileiras).

No entanto, empresas aéreas demandam injeção de investimentos altos para crescerem. A Avianca recorreu a empréstimos com bancos como ABC, Daycoval, Safra e Fibra, captando R$ 130,7 milhões de recursos.

Relatório entregue pela Anac, aponta que os empréstimos no fim de 2017 somavam R$ 194 milhões, seis meses depois a dívida era de R$ 306 milhões.

Segundo a empresa, a receita não tem sido suficiente para compensar as altas taxas dos combustíveis e a variação do dólar. Além disso, a Avianca diz que espera conseguir controlar os gastos e aumentar o prazo para pagamento dos empréstimos.

Além disso, a preocupação é que apenas 22,7% dos empréstimos vencem em 2021, o restante estão com o prazo para esse ano ainda.

O presidente da Avianca Brasil, Frederico Pedreira, comentou publicamente em seu Linkedin sobre o momento que a empresa vem passando. No texto desabafou, “Tenho estado 100% focado nesse, que é um dos capítulos mais difíceis da história da Avianca Brasil e, obviamente, da minha carreira.”

Frederico também relembrou alguns desafios do último ano, “Sofremos com a alta do dólar, com o aumento histórico do querosene de aviação e com a greve dos caminhoneiros. Tivemos que parar e rever nosso plano para o ano e era parte fundamental deste exercício a negociação de nossos contratos de leasing de aeronaves.”

 

 

Emissão de Carbono

 

Como se não bastassem as turbulências do setor, o pedido de recuperação judicial da Avianca, as companhias aéreas brasileiras terão pela frente um fator adicional de custos.

A fatura que chega é da necessidade de adequação ao Mecanismo de Redução e Compensação das Emissões de Carbono da Aviação Internacional (CORSIA).

O CORSIA é um esquema de conduta ambiental lançado pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para garantir a neutralização do lançamento de CO2 na atmosfera.

Além disso, estima-se que os custos para compensação de carbono vão variar de 0,5% até 1,4% da receita com voos internacionais.

Até 2026, a adesão ao CORSIA será voluntária. No ano seguinte, todos os países que compõem a OACI terão de cumprir as novas normas.

Em 2027, será obrigatória para todos os Estados que tenham uma contribuição para o total de toneladas-quilômetros pagos transportados (RTK) mundial acima de 0,5%.

 

Carreira na Aviação

 

Apesar da crise e turbulências no setor aéreo brasileiro, as carreiras na aviação civil continuam em alta. Além disso, a profissão de piloto de avião demonstra grandes oportunidades para os próximos anos.

Segundo a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), agência especializada da ONU, em 15 a 20 anos o setor da aviação civil precisará repor 620 mil de seus pilotos comerciais/pilotos de avião.

A forte demanda está ligada aos novos hábitos mundiais: estamos voando cada vez mais e formando menos profissionais da área.

Desse modo, assim como a profissão de piloto, todas as outras carreiras ligadas à aviação ficarão em evidência nos próximos anos.

Sabemos que se tornar um Aeronauta é o sonho de muitos dos nossos leitores. Por isso, convidamos você para a Jornada de aprovação na Anac que em breve iremos lançar em parceria com o AeroSimulados.

 

Leia também: Como posso explorar uma carreira dentro da aviação?

 

Fonte:

Anac

G1

Relatório Observado

Folha de S.Paulo

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