Leia abaixo algumas dicas e relatos de como é possível alcançar o equilíbrio entre uma carreira na aviação e sua vida pessoal!

 

Algumas profissões da aviação parecem exigir uma grande flexibilidade na vida pessoal. E muitas vezes essa carreira, em um primeiro momento, pode parecer inviável para quem tem uma família e filhos pequenos.

No entanto, podemos afirmar que com muita organização dá sim para conciliar o tempo entre a carreira na aviação e sua vida pessoal. Para isso, é importante avaliar todos os prós e contras no estágio atual da sua vida.

Separamos algumas dicas para quem está se perguntando se é mesmo possível conciliar as duas coisas. Acompanhe abaixo.

 

Avalie sua disponibilidade atual

 

É importante saber que uma profissão como exemplo de um Comissário de Bordo ou Piloto pode exigir que você precise pernoitar trabalhando. Além disso, as escalas alternadas e longas viagens podem não seguir um horário comercial como a maioria das profissões.

Nesse caso você pode se perguntar se na sua atual circunstância de vida isso seria viável. Avalie a disponibilidade de todos os compromissos e se eles podem se tornar flexíveis.

Consulte a nova Lei do Aeronauta (Lei nº 13.475 de 28 de agosto de 2017) para conferir as mudanças importantes na jornada de trabalho dos Aeronautas. Essa nova lei tem como objetivo trazer mais qualidade de vida diminuindo o cansaço da tripulação.

 

Crie uma rede de pessoas

 

Nesse momento é bacana conversar com a família e amigos próximos para criar uma rede de apoio. Principalmente quando se tem filhos pequenos. Dessa forma, eles também vão se sentir acolhidos quando você estiver em escala de trabalho. Obter o apoio da família nesse momento pode te deixar seguro(a) para seguir seu sonho na aviação.

 

Planejamento e aceitação

 

Nós sabemos que muitas vezes pode não ser fácil, mas o que vai ajudar você nesse momento vai ser um planejamento. Além disso, é fundamental consultar se a companhia aérea de interesse segue a legislação vigente, ou seja, a nova Lei do Aeronauta.

No entanto, esteja preparado para mudar os planos caso seja preciso! Nem sempre será possível prever as folgas ou sua escala de trabalho. Nesse caso pode ser necessário faltar em algumas convenções sociais, como por exemplo uma reunião na escola do seu filho. Caso seja necessário, ative sua rede de apoio.

 

É possível conciliar a maternidade e uma carreira na aviação?

 

Ser mãe é quase que uma profissão em escala de tempo integral. Você deve estar pensando como é possível conciliar uma profissão que exige tanta dedicação e tempo fora de casa, com a vida, ato ou estado de ser mãe!

Esta é uma história para te inspirar a acreditar que quando se existe amor pelo que se deseja e faz, qualquer obstáculo se torna um degrau a mais na incessante subida rumo à realização de seus sonhos! Confira agora, esta história e conheça mais sobre o dia-a-dia da nossa querida comissária e mãe Mayza.

“Meu nome é Mayza, tenho 26 anos, sou Comissária de voo e moro em Curitiba-PR. A aviação sempre foi meu objetivo, quando engravidei eu tive que adiar meus planos e eu não sabia se um dia daria certo. Então um certo dia acordei com uma sensação muito grande de reviver em mim essa paixão. Comecei primeiramente a estudar Inglês, assim, não ficava longe da minha bebê. Depois de um bom tempo, comecei a fazer o curso de comissária, e minha filha já estava maior e ainda me incentivava! Na época em que comecei a estudar ela tinha 4 anos, então estudava no meu horário de almoço no trabalho, ou antes de dormir

Para quem usa a desculpa do tempo, tinha um professor que dizia: “O que você faz das 00:00 às 6:00?”. E então qualquer 10 minutos livre, me ajudava a rever algo.

Quando comecei o curso de comissária, minha filha já tinha 6 anos e era mais compreensível a questão do curso intensivo todos os dias. Hoje minha filha tem 8 anos, nosso tempo nas minhas folgas são muito mais bem aproveitados e intensos, do que quando trabalhava de segunda a sexta, e emocionalmente falando, ela está feliz e realizada tanto quanto eu. Em nossas folgas juntas viajamos, vamos em um parque ou brincamos em casa mesmo, mas é um momento 100% dela e isso a faz realizada, sem falar que hoje, graças a Deus e ao meu emprego, consigo suprir as necessidades e as vontades dela.

Quando estou fora, para deixar a rotina mais leve e dar atenção, todos os dias conversamos em chamada de vídeo, as vezes ajudo na lição de casa ou só conversamos sobre nosso dia, a comunicação e o diálogo são MUITO necessários. Quantas vezes passamos por momentos em que paramos e pensamos se realmente é o certo, e temos medo das consequências que uma escolha pode nos trazer… mas as coisas acontecem pra quem acredita e corre atrás!!!

Quando não estou voando ou com minha filha, eu procuro aprimorar o idioma Inglês e agora comecei a aprender o espanhol, que são as duas línguas que mais utilizo em voo, logo quero estudar francês também, que é um sonho.

Minha mensagem para as mamães é: jamais desista dos seus sonhos, quando você está bem e realizada, seu filho(a) também está! É o seu emocional, a base que ele precisa! Lembrem-se, o impossível é só questão de opinião!”

 

Estudo é a chave do sucesso!

 

Agora que você sabe que é possível seguir seu sonho na aviação temos mais uma dica para você! Nós sabemos que existem muitos desafios na Jornada do Aeronauta e um deles é passar na prova da ANAC.

Para tirar de letra essa etapa, você precisa de muita dedicação nos estudos! Além disso, escolher um material confiável para os estudos é muito importante. É ele também que pode definir sua aprovação ou não.

Foi pensando nisso que queremos te apresentar nosso parceiro AeroSimulados. Eles são a plataforma que mais aprova no teste da Anac e contam com muitos depoimentos de sucesso dos mais de 25 mil estudantes cadastrados.

Além disso, a segurança na hora da prova é adquirida após muita prática com questões elaboradas por professores especialistas na banca ANAC. Gostou da dica? Dê um salto na sua carreira com a plataforma do AeroSimulados garantindo sua aprovação na primeira tentativa.

 

Deixar uma resposta