Uma das etapas importantes da formação de um Comissário de Bordo é o treinamento de sobrevivência, onde é ensinado primeiros socorros e noções de sobrevivência na selva e no mar.

 

O Comissário de Bordo precisa desenvolver um perfil composto de competências, habilidades e atitudes. Esse profissional terá que estar apto para zelar pela segurança dos passageiros em todas as situações.

Para isso, é exigido que ele passe por alguns treinamentos antes de assumir sua função. Um dos mais importantes é o treinamento de sobrevivência na selva e no mar. Onde o comissário de bordo aprenderá como agir em casos de acidentes aéreos.

Dentro do treinamento são ensinadas noções de gerenciamento de crises, primeiros socorros e sobrevivência na selva e no mar. Dessa forma ao final do curso, o comissário deverá estar apto a comandar e auxiliar os sobreviventes na busca por comida e abrigo até o resgate.

Além disso, para fazer a prova da ANAC e se tornar um Comissário de Bordo é obrigatório o certificado do curso de treinamento de sobrevivência na selva e no mar. Saiba mais abaixo.

 

SOBREVIVENDO EM ACIDENTES AÉREOS

 

Sabe-se que o avião é um dos meios de transporte mais seguros do mundo. Porém, em uma situação de acidente aéreo são raros os casos onde existam sobreviventes.

No entanto, em casos de acidente com sobreviventes o comissário de bordo deve estar preparado fisicamente e mentalmente para auxiliá-los.

O treinamento de sobrevivência para comissários de voo costuma ser realizado em um local isolado, simulando um acidente em mata fechada e alto mar.

Dessa forma, os futuros profissionais de aviação terão uma experiência o mais fiel possível de um possível acidente aéreo, entendendo as reais necessidades e como agir em situações de perigo.

No curso de treinamento de sobrevivência na selva o futuro profissional aprenderá como fazer armadilhas para capturar animais e fazer fogo de forma rudimentar.

Dessa forma, o Comissário de Bordo saberá preparar alimento, aquecer e espantar possíveis animais selvagens até o resgate.

Durante o treinamento de sobrevivência é avaliado o comportamento dos futuros profissionais da aviação. É levado em conta a reação em situações de lesões, afogamento e ataques de animais.

Todo o curso exige preparo físico e motivação por parte do profissional, mas não será um empecilho para aqueles que realmente querem seguir carreira na aviação.

 

SOBRE O CURSO DE SOBREVIVÊNCIA NA SELVA E NO MAR

 

Conheça as competências, habilidades e atitudes cobradas no curso de sobrevivência na mata e no mar. O Comissário de Bordo deve saber tanto na teoria quanto na prática o que deve-se fazer em uma situação de emergência com passageiros sobreviventes.

Abaixo listamos alguns tópicos do curso:

 

1) NA SELVA

 

Quais são as ações imediatas do Comissário de Bordo após um acidente aéreo na Selva com sobreviventes?

Após o acidente aéreo na mata as ações que devem ser tomadas pela tripulação são: afastamento da aeronave, acionamento do radiofarol de emergência, abertura do Conjunto de Sobrevivência na Selva, prestação de primeiros socorros e reunião dos demais recursos de sinalização de emergência.

Após as ações imediatas qual o próximo passo?

Obtenção de abrigo, fogo, água e alimentos. Procedimentos que evidenciem os cuidados relativos ao vestuário, cuidados para evitar a fadiga, cuidados para a prevenção da desidratação e cuidados com o asseio.

Realizar a triagem de vítimas:

  • Executar os procedimentos destinados à hemostasia.
  • Limpar e realizar curativos de traumatismos superficiais e de traumatismos profundos.
  • Imobilizar membros fraturados, com entorse e/ou luxados.
  • Executar procedimentos adequados com os mortos.
  • Aplicar, cada uma das técnicas adequadas para transporte de feridos, traumatizados ou não – cadeirinha, maca, padiola, arrasto, arrasto em manta, apoio, nas costas, nos braços e bombeiro.

Sinalizar o local:

  • Sinalização diurna com uso de foguete sinalizador, megafone, fumaça negra, apito, espelho, recursos naturais (sinais terra-ar e outras modificações na paisagem).

Obtenção de abrigo:

  • Construção de abrigo com materiais da aeronave e/ou recursos previamente disponíveis no meio
  • Limpeza do acampamento, demonstrando cuidados com a higiene
  • Procedimentos que evidenciem o atendimento às recomendações sobre a vigília

Obtenção e utilização de fogo:

  • Obter fogo utilizando fósforos, isqueiros, iscas, breu vegetal, lentes, pilhas e/ou por atrito.

Obtenção e purificação de água doce:

  • Identificação de fontes de água doce: por meio de áreas baixas, pela existência de vegetação que sintetiza (produz) água e de vegetação que acumula água e pela movimentação de animais (mamíferos, aves e insetos)
  • Captação de água doce utilizando vegetais que sintetizam (produzem) água e vegetais que acumulam água e coletando de rios e/ou lagos
  • Purificação de água doce com utilização de fogo (fervura) e com o uso de purificadores de água

Obtenção e preparo de alimentos de origem animal

  • Construção de recursos materiais para pesca: vara de pesca, anzol, arpão de ponta dupla e zagaia
  • Abate e preparo de ave

Deslocamento:

  • Deslocamento na selva através de orientação pelo relógio (hemisfério sul), pelo sol e pela bússola
  • Demonstração de deslocamento na selva através de orientação pelo relógio, simulando localização no hemisfério norte

 

2) NO MAR

 

Equipamentos individuais de flutuação:

  • Reconhecer e utilizar o assento flutuador e colete salva-vidas
  • Citar a finalidade de cada um dos componentes do colete salva-vidas.
  • Utilizar o colete salva-vidas, inclusive em deslocamentos individuais e coletivos, em resgate individual de sobrevivente consciente e de sobrevivente inconsciente e aplicando a técnica de agrupamento.

Equipamentos coletivos de flutuação:

  • Reconhecer o barco/bote salva-vidas.
  • Saber cada um dos componentes do barco/bote salva-vidas.
  •  Fixar na aeronave o barco/bote salva-vidas.
  • Retirar da aeronave o barco/bote salva-vidas.
  • Descrever as fases de utilização do barco/bote salva-vidas.
  • Comandar, através de palavras e gestos, as ações de pegar os coletes salva-vidas, vesti los, sair dos assentos, inflá-los e sair da aeronave.
  • Comandar, através de palavras e gestos, as ações de retirar os assentos, agarrá-los e sair da aeronave.
  • Realizar todos os procedimentos relativos à utilização do barco/bote salva-vidas

 

fonte: http://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/profissionais-da-aviacao-civil/arquivos/mca5811.pdf/view

Exame da Anac

 

O certificado do curso de sobrevivência na selva e mar é uma exigência para fazer o exame da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Conte com o parceiro AeroSimulados para garantir sua aprovação no exame!

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