1º Anuário de Recursos Humanos para Aviação Civil remonta o Perfil de Profissionais Brasileiros.
No dia 21 de janeiro foi realizado o lançamento do 1º Anuário de Recursos Humanos para Aviação Civil, uma realização do Instituto Brasileiro de Aviação (IBA), da CFLY Aviation, da Embry-Riddle Aeronautical University e da Universidade Brasil.
Trata-se do primeiro de quatro volumes de um estudo, que tem como objetivo a qualificação da situação atual da mão de obra envolvida em toda a cadeia do transporte aéreo e indústria aeronáutica.
O lançamento do 1º Anuário de Recursos Humanos para Aviação Civil fez parte do debate sobre o tema “A Importância da formação para o crescimento da aviação”.
Além disso, através do estudo é possível definir o Perfil Profissional da Aviação Civil Brasileira. Exibe os principais dados desses profissionais e evidenciam o panorama atual do setor aéreo e suas implicações no futuro da aviação no país.
Faixa etária
Os profissionais do transporte aéreo brasileiro possuem em média 37 anos de idade. Analisando a evolução do quadro de funcionários, é possível perceber que há menos jovens ingressando no setor aéreo e consequentemente um envelhecimento da mão de obra.
Em 2010, 43% dos profissionais tinham mais de 35 anos, essa proporção chegou a 54% em 2016. Durante o mesmo período, os profissionais com menos de 25 anos passaram de 15% para 9%
Homens são a maioria
A análise do perfil de sexo dos profissionais do transporte aéreo destaque a majoritária participação masculina nas profissões do transporte aéreo, sendo maior que a média nacional de 56% que envolve todos os profissionais brasileiros, independente da área de atuação.
Escolaridade
De modo geral, 55% dos profissionais do transporte aéreo no Brasil possui 2º grau completo e 39% possui ensino superior, acima da média nacional, que é de 51% e 21%, respectivamente.
via Instituto brasileiro de aviação
Perfil Profissional do Aeronauta
O Perfil Profissional da Aviação Civil pode ser um conjunto de competências, habilidades e atitudes. Esse conjunto, é o item que será avaliado por recrutadores em toda seleção.
No entanto, esse perfil ideal gera muita dúvida nos candidatos que querem seguir carreira na Aviação Civil. Por isso, através de uma pesquisa aprofundada traçamos algumas atitudes em comum dos profissionais dessa área. Leia abaixo.
Entusiasmo / Paixão
Os melhores profissionais da Aviação Civil são acima de tudo entusiasmados e apaixonados pela sua carreira. Exercem a sua função por amor, sempre dispostos a colocar todo o potencial no que se propõem a fazer.
Para um entusiasmado muitas vezes o reconhecimento vem através da sensação do trabalho bem feito e não do salário e benefícios oferecidos pela carreira.
Espírito de servir / Empatia
O perfil mais buscado na Aviação Civil é sem dúvidas o de um profissional que saiba se colocar no lugar do outro. A pessoa empática está sempre disposta a tratar com cordialidade clientes e também os colegas de trabalho. Apresenta disposição na execução de tarefas e em mediar conflitos.
Essa atitude é uma das mais observadas em Comissários de Bordo, pois as empresas estão sempre preocupadas com a qualidade do atendimento e fidelização dos clientes.
Humildade
Dentro da Aviação o profissional deverá sempre estar disposto a ouvir o outro, mesmo depois de alcançar um bom cargo. Dessa forma, mesmo um Comandante com vasta experiência poderá aprender com um Mecânico de vôo ou Comissário de Bordo.
A experiência, cursos, aperfeiçoamento não tornam o Profissional da Aviação detentor de todo o saber, visto que sempre há algo para aprender.
Carisma
As companhias aéreas prezam por uma experiência de encantamento de seus passageiros e para isso precisam contar com profissionais carismáticos. Esse carisma é focado no bom atendimento, de profissionais abertos a executar tarefas com boa vontade causando assim uma boa impressão.
Gostar de pessoas
Essa característica é avaliada principalmente em Comissários de Bordo. Esses profissionais precisam ter prazer no atendimento ao público sem distinção entre pessoas, sempre com um sorriso no rosto.
Dessa forma, prezando sempre por uma experiência agradável do passageiro da sala de embarque ao aeroporto de destino.
Saber se posicionar com firmeza
É preciso em várias situações que o Profissional da Aviação Civil se posiciona com firmeza para transmitir segurança e confiança.
Dessa forma, demonstrar segurança ao falar e agir é uma das atitudes esperadas desses profissionais, principalmente de Comissários de Bordo que lidam diretamente com passageiros.
Comunicar-se bem
Seja como Comissário de Bordo ou Piloto a comunicação é extremamente necessária em toda a operação de vôo. A comunicação ineficaz pode trazer ameaça à segurança o que é inadmissível dentro da Aviação.
Além disso, o inglês é a língua oficial da aviação e é um diferencial e muitas vezes item obrigatório para seguir carreira dentro da Aviação.
Prezar pela pontualidade
O atraso dentro de qualquer área não é visto com bons olhos, porém na Aviação a pontualidade é levada para outro nível.
O atraso na decolagem ou pouso é uma questão crítica na aviação civil. Ele gera problemas para a operação, uma vez que afeta toda a rede aérea, acarretando em situação inconveniente aos passageiros.
Dessa forma, é indispensável que um Profissional da Aviação Civil preze sempre pela pontualidade.
Formação
O perfil dos profissionais que atuam no segmento da aviação executiva está mudando. Até poucos anos contava apenas com profissionais de nível técnico, atualmente muitos profissionais estão buscando o nível superior. Muitos deles graduados em cursos de Ciências Aeronáuticas oferecidos por universidades brasileiras.
É importante mencionar que o curso superior em Ciências Aeronáuticas não isenta o candidato da aprovação na prova da ANAC. Vale ressaltar que a aprovação na ANAC é uma etapa fundamental para muitos profissionais da Aviação Civil.
Segundo dados divulgados na 3 Labace – Latin American Business Aviation Conference and Exhibition, as universidades formam cerca de 300 alunos por ano nos cursos de graduação de Ciências Aeronáuticas.
Além disso, existem uma boa demanda de alunos que fazem cursos de pós-graduação ou MBAs focados em gestão de empresas aéreas e aeroportos.
Nas Ciências Aeronáuticas o estudante pode optar por seguir dois caminhos profissionais: piloto de avião ou gestor de empresas de aviação, indústrias do setor e aeroportos.
Os quatro anos destinados à graduação tem a maior presença de disciplinas voltadas à gestão e pilotagem, o que credencia o profissional a orientar tudo o que ocorre dentro do avião, incluindo desde o funcionamento dos equipamentos até as funções de cada integrante da tripulação.
Existe também o Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves ou apenas Aviação Civil tem duração de 2 anos, com formação especificamente de piloto comercial.
Este tecnólogo é formado para pilotar helicópteros e aviões de todos os portes. Conhece os modernos sistemas de navegação e normas de segurança de voo e sabe analisar as condições meteorológicas e traçar o plano de voo.
Carreira
Falamos um pouco sobre o Perfil do Profissional da Aviação Civil acima, que deve ser além de apaixonada pela área, dedicada, empolgada com o mercado de aviação e atenta às modificações e às tendências da aviação.
Segundo a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO, na sigla em inglês), agência especializada da ONU, em 15 a 20 anos o setor da aviação civil precisará repor 620 mil de seus pilotos comerciais/pilotos de avião.
Diante dos dados acima, a tendência é que a carreira de piloto de avião se torne uma das mais requisitadas nos próximos anos. E consequentemente, de Profissionais da Aviação Civil.
As oportunidades de mercado para esses profissionais estão crescendo. Essa pode ser a hora de se especializar para garantir uma carreira de sucesso na Aviação.
Precisa de mais informações sobre Carreiras e Como passar na Prova da Anac? Nosso parceiro AeroSimulados desenvolveu a Jornada de aprovação na Anac com dicas imperdíveis e muita informação para você.