O primeiro aplicativo de voos privados no Brasil permite aluguel de assento em poucos minutos. A Startup une mais de 130 aeronaves e helicópteros com trechos para São Paulo e municípios do Rio de Janeiro.
A Flapper veio surfar na onda dos aplicativos de transporte via aplicativo. Agora em poucos minutos, o brasileiro poderá alugar um assento em um jatinho particular para ligar São Paulo à municípios do Rio de Janeiro (Capital, Angra dos Reis e Paraty).
O aplicativo de voos privados veio para inovar e democratizar o setor de táxi aéreo brasileiro. A ideia do “Uber da Aviação” surgiu em 2016 por Arthur Vizin, Iago Senefonte e William Oliveira. E mais tarde, ganhou forma com a participação de um quarto membro, Paul Malicki. Paul Malicki é polonês e está no Brasil desde 2013. Na época, a vinda significava atuar como Gerente de Marketing da Easy Taxi, mas acabou recebendo o convite para ser Sócio e CEO da Flapper.
A ideia visionária surgiu a partir da percepção dos quatro executivos de que o setor aéreo brasileiro tem grande potencial mas ainda era pouco explorado. A oportunidade, segundo o CEO Malicki, veio pois o Brasil tem 2450 aeroportos, e apenas 121 têm linhas regulares de táxi aéreo. Além disso, a primeira classe pouco explorada no Brasil chamou atenção do empresário. “Eu voo muito, e vi que o Brasil não tinha primeira classe doméstica já há alguns anos”, comenta Malicki.
Inovação
Assim como acontece no Uber ou em outro aplicativo de mobilidade urbana, na Flapper, o usuário pode definir a origem, o destino e a forma de pagamento. Uma das diferenças é que o usuário precisa definir um horário e o número de assentos de interesse. As aeronaves não são de propriedade da Flapper, são fretadas pela startups de serviços aéreos.
E todas as informações de manutenção ficam disponíveis para consulta do usuário no aplicativo. Além disso existe também a possibilidade de alugar a própria aeronave ou helicóptero para uso de terceiros através do aplicativo. Por meio de uma cotação, o valor é feito com base na origem e destino dos passageiros.
Sucesso
Apesar da Flapper estar atuando em um mercado de grande complexidade, ela tem atraído interesse de investidores que enxergam um potencial no negócio. A aceleradora ACE foi a primeira a injetar recursos na empresa, de lá pra cá, a Flapper já recebeu recursos de 3 milhões da Confrapar e do fundo de venture capital Travel Capitalist Ventures. Diante da conquista de 100 mil downloads, o aplicativo pretende expandir os destinos de cobertura.
O próximo trecho, além de São Paulo e Rio de Janeiro, poderá ser Belo Horizonte e Brasília. Em 2018, a Flapper transportou 4 mil passageiros. Estima-se que no ano passado a startups tenha movimentado R$ 7 milhões em toda a cadeia envolvida. A empresa atualmente conta com 155 aeronaves integradas ao app, todas certificadas segundo os critérios da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Desafios
Apesar dos desafios e do serviço elitizado, a empresa acredita que existe um grande público a ser explorado. Segundo a Flapper, 2,7 milhões de brasileiros tem potencial para utilizar esse serviço. Segundo Malicki, apesar dos altos preços é possível reduzir os valores em algumas oportunidades. Uma opção é a Empty Leg ou “Perna Vazia” na tradução literal, que é quando o voo volta vazio para sua origem. As Empty Legs permitem a oferta de voos por preços entre 40% e 50% mais baratos do que o normal, estima a Flapper.
A startup integra estes voos e vende os assentos em seu aplicativo. Por isso os usuários podem encontrar voos ocasionais para outros destinos entre Porto Alegre e Gramado, ou entre São Paulo e Curitiba, por aproximadamente R$ 350 a R$ 400. No entanto, essa opção não injeta lucro na empresa. As Empty Legs para a Flapper não passam de uma estratégia para atrair mais usuários para o aplicativo.
Outro desafio encontrado pela startup é mostrar para os usuários que os aviões utilizados pela Flapper são seguros. Além disso, segundo Malicki, existem trechos que o usuário dificilmente conseguiria chegar com o conforto, rapidez e segurança oferecidos no aplicativo.
Futuro
No futuro, a ideia é lançar um serviço de assinatura mensal, em que o cliente paga por mês para voar à vontade. Esse modelo já é usado em alguns lugares, como por exemplo nos Estados Unidos pela JetSmarter.
Para os próximos anos uma das apostas é expandir o serviço da Flapper é integrar os serviços com fontes externas de reservas, como agências de viagens e buscadores online, para aumentar a visibilidade e o número de usuários.
Em consequência, a Flapper cria um ambiente propício para investimentos no setor aéreo, principalmente para seguir carreira como Piloto.
Oportunidades para Piloto de avião
A tendência é que a carreira de piloto de avião se torne uma das mais requisitadas nos próximos anos. O aplicativo Flapper é mais uma das oportunidades para Pilotos nos próximos anos. O momento é propício para quem deseja seguir carreira nessa área, mas quais são os principais desafios encontrados para se tornar um piloto de avião?
Primeiro degrau da carreira de piloto de avião, o piloto privado. Para se tornar um piloto privado de avião, é preciso ter 18 anos e o ensino médio completo. Para obter a licença e primeira habilitação, o candidato deverá seguir alguns passos. O primeiro passo é se tornar um piloto privado em uma escola reconhecida pela ANAC.
O curso Teórico para Piloto Privado é onde o aluno terá contato com as noções de Regulamentos de Tráfego Aéreo (VFR), Aerodinâmica e Teoria de Voo, Meteorologia, Navegação Aérea (NFR) e Conhecimentos Técnicos. De modo geral o curso é dividido em uma parte teórica e outra prática.
Após concluir essa primeira etapa o interessado poderá prestar a prova da ANAC, obtendo a aprovação de 70% na avaliação, poderá fazer suas primeiras 40 horas de voo. Para essa prova o candidato precisa ter dedicação e agregar todos os conhecimentos possíveis, inclusive, é interessante investir em outras formas de estudo. Uma delas é a resolução de simulados com questões similares às da prova da ANAC. A melhor ferramenta de simulados para a prova da Anac atualmente é o AeroSimulados. São mais de 15 mil questões atualizadas com base nas provas da ANAC. E o melhor: garantia de aprovação ou o investimento é devolvido!
Fonte: Fly Flapper Revista Pegn