Preparação, muito estudo e método são a chave para o seu sucesso!
Hoje vamos te passar dicas infalíveis que irão te ajudar a se preparar melhor para as provas da ANAC. Dessa forma, você entenderá como controlar melhor a tensão, insegurança e a ansiedade, sensações bem comuns para quem está buscando a tão sonhada aprovação! Além disso, vamos falar da importância de se criar hábitos de estudo administrando o tempo, mas sem esquecer da saúde.
Existem técnicas e modelos que auxiliam nos estudos e podem ser decisivos para a sua aprovação. Sabendo disso, o Portal do Aeronauta separou 13 dicas de como se preparar para a prova da Anac.
Gostou dessa ideia? Confira abaixo:
1- Faça Simulados
A dica mais valiosa é aprender fazendo simulados. Faça as questões com base nas matérias da prova e descubra o nível do seu conhecimento. Assim, você trabalha os conteúdos certos para sua aprovação!
Não sabe por onde começar? Existem plataformas que reproduzem o ambiente, tempo de prova e questões cobradas com base na prova da ANAC. Para isso, uma ótima plataforma para aqueles que desejam obter a aprovação na ANAC é a AeroSimulados. Dessa forma, você tem disponível mais de 15 mil questões desenvolvidas por especialistas, já atualizadas para a nova lei do aeronauta de 2017 e o melhor: aprovação garantida ou o dinheiro de volta.
Para começar hoje mesmo, cadastre-se e ganhe um crédito grátis. Clique aqui e saiba mais.
2- Crie planilhas: organização é tudo
Outro passo importante é separar os materiais e conteúdos em planilhas com horários. Essa etapa é fundamental! Aqui você organizará o nível de importância, tempo disponível e cronograma das matérias.
Uma dica valiosa para esse passo é: pontue a relevância dos conteúdos a serem estudados e separe mais tempo para os mais importantes. Separe por pontos, quantidade de questões, conhecimento da matéria e facilidade. Dessa forma, com base nesses quatro itens de relevância, separe a quantidade de horas para cada um.
Indicamos não ultrapassar mais de 8h de estudo diários. O ideal é alternar entre os conteúdos para que eles cumpram o ciclo de aprendizagem.
3- Use a percepção visual ao seu favor
Abuse de itens que ajudam na memorização como: post-its, canetas coloridas, painéis entre outros recursos.
Escreva palavras chaves dos conteúdos e se possível espalhe pela casa ou local de trabalho, assim você irá interagir o tempo todo com o assunto mesmo quando não estiver estudando.
Dica: Não esqueça de fazer anotações e anexar em páginas importantes ou anotar os principais capítulos. Dessa maneira, sempre que surgir uma dúvida: anote!
4- Descubra o que funciona com você
Lá no fundo sabemos quais estímulos funcionam melhor, então use-os ao seu favor!
Prefere estudar ouvindo música ou em um ambiente silencioso? Estudar longas horas com pausas longas ou poucas horas e pequenos intervalos?
Anote, teste e veja o que funciona melhor já na primeira semana de estudos. Assim, os seus estudos ficam ainda mais fáceis, dinâmicos e proveitosos.
5- Aprenda com que já passou
Nada melhor do que aprender com alguém que já está na carreira da aviação civil. Faça perguntas à pilotos experientes ou comissários de bordo. Escute e aprenda com quem vive o que você almeja alcançar com a aprovação!
Sendo assim, não tenha medo de perguntar!
Exercite a troca de informações e discuta sobre os principais tópicos.
6- Aprenda a utilizar o Microsoft Flight Simulator.
Este simulador de voo virtual é extremamente útil para aqueles que desejam ser pilotos, seja qual for a categoria. Assim, alguns conceitos de razão de subida, ângulo de ataque, curvas, glissadas e outros comportamentos aerodinâmicos, serão esclarecidos com muito mais facilidade.
7- Pratique exercícios físicos
Já ouviu dizer que mente e corpo andam juntos, certo? É a mais pura verdade! Nosso corpo foi feito para ser movimentado e sente falta desse estímulo depois de longas horas de estudo. Dessa forma, durante os estudos, não esqueça de exercitar o corpo!
Segundo um estudo coordenado por uma das maiores neurocientistas do mundo, Henriette Van Praag (Ph.D), realizado em seres humanos e animais, foi constatado que a prática de atividades físicas melhoram substancialmente a memória cognitiva.
8- Beba água
A água compõe mais de 60% do nosso corpo e tem um papel fundamental no nosso bem-estar. Segundo algumas pesquisas o ato de beber água tem um efeito fisiológico positivo sobre o raciocínio e ajuda a aliviar a ansiedade.
Uma pessoa adulta costuma perder 2,6 litros de água por dia, além disso, o indicado para reposição desse líquido perdido é beber no mínimo 2 litros de água diários. Essa quantidade pode variar de pessoa para pessoa e aumentar com a prática de atividade física.
Dessa forma, uma dica é ter sempre uma garrafinha próxima com água fresca e fazer disso um hábito.
9- Controle sua ansiedade
Talvez ela seja a inimiga número um para sua aprovação, por isso não esqueça de cuidar também da sua saúde emocional!
Reserve um tempo sempre que possível para treinar técnicas de respiração. Além disso, a meditação também pode ser uma excelente aliada para diminuir a ansiedade antes da prova.
10- Faça um esquema de recompensas
Crie recompensas que você goste para motivar-se a passar pelos temas mais complexos ou aqueles em que existam algum bloqueio. Senso assim, procuro escolher atividades e até comidas que você goste para usá-las como incentivo.
Exemplo: “Se eu aprender esse conteúdo vou sair e comprar um sorvete de flocos”
Dessa maneira você sentirá motivação para encerrar os ciclos de estudo.
11– Cole uma imagem que lembre sua aprovação
Coloque em um lugar visível algo que remeta à sua aprovação e olhe todos os dias. Essa motivação será fundamental na sua jornada! Isso funciona muito bem para concretização de sonhos.
Precisamos de estímulos que nos lembre o motivo pelo qual estamos correndo atrás de determinado objetivo, seja ele uma aprovação como pode ser o seu caso ou a compra de uma casa, por exemplo.
Lembre-se: é muito fácil fazer auto sabotagem quando se lida com alguma dificuldade ou contratempo, por isso não deixe de reforçar seu objetivo.
12- Tenha disciplina
Garanta que os ciclos sejam completados e assim o seu tempo de estudo será mais assertivo e de qualidade. Cada conteúdo aprendido é um novo passo que você dá em direção à sua aprovação.
Importante: não adianta se enganar!
Sendo assim, caso esteja disperso, levante, tome uma água e dê uma pausa para voltar mais focado. O ideal é que busque sempre qualidade ao invés de quantidade!
Estudar 30 minutos um conteúdo com foco pode trazer mais resultado que 3 horas de estudo estando disperso, por exemplo.
Dica: Faça pequenas pausas durante os estudos.
13- Escreva tudo à mão
Faça uma rotina de estudos onde você possa copiar conteúdos à mão. Dessa maneira, quando você escreve palavra por palavra no papel, a atenção destinada ao assunto é muito maior. Isso faz com que sua capacidade de síntese aumente e consequentemente a absorção do conhecimento estudado.
Uma sugestão é fazer relatórios todos os dias dos conteúdos abordados, destacando assim o que foi aprendido com suas próprias palavras.
Para mais informações, acesse: www.aerosimulados.com.br
Aerosimulados pode até ter um banco de dados de provas valioso mas, está deixando muitíssimo a desejar no quesito atendimento a clientes. Não atendem o chat, nem directamente, nem Instagram, nem Facebook, nem e-mail, e até mesmo o site Reclame Aqui, está com reclamações e SEQUER foram lidas. Parece que o dono do site da Aerosimulados morreu ou sumiu do mapa. Vários clientes estão precisando de auxílio e nada. Outra reclamação é o absurdo de colocar prazo para a utilização dos créditos compradores, isso é um grande erro. Alegam que é para “incentivar” os clientes a estudar quando na verdade, querem encontrar uma forma de vender mais créditos mas, estão se enganando pq estão conseguindo afastar os clientes que um dia compraram algum pacote.
Olá Kátia, tudo bom?
Estamos fazendo o máximo possível para trazer o melhor atendimento para os nossos clientes. Já estamos cuidando do seu caso. Atente-se também a sua caixa de spam caso não receba uma resposta na caixa de entrada do seu e-mail. Caso possamos te auxiliar em alguma outra coisa, estamos à disposição.